Conpedi Law Review

A CONPEDI LAW REVIEW (CLR) é um periódico peer-reviewed, semestral, editado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), lançado em 2015, e que representa uma expressiva conquista que acarreta importantes resultados para os programas de Pós-Graduação brasileiros, e fundamentalmente para a área do Direito.

Seu principal objetivo é potencializar a internacionalização e fundamentalmente, o de construir um novo espaço para a inserção internacional e divulgação de pesquisas realizadas pelos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Direito do Brasil, associados ao CONPEDI.

Para além da promoção do intercâmbio promovido entre as Instituições e profissionais da área do Direito do Brasil e do Mundo, a CLR é a possibilidade de ampliar a difundir a produção científica no âmbito internacional e a melhora dos indicadores dos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Uma expressiva conquista que trará importantes resultados para os programas e fundamentalmente para a área do Direito.

As edições da CLR condensam os artigos aprovados, apresentados e debatidos nos encontros de internacionalização do CONPEDI, estimulando assim o debate e o diálogo sobre questões atuais do Direito. Envolvendo a realidade brasileira e de outras localidades do Mundo em praticamente todas as áreas do Direito, considerando a amplitude dos temas, as diversas abordagens e buscando sempre uma aproximação entre as distintas áreas do conhecimento.

Para cumprir esses objetivos, a CONPEDI LAW REVIEW adota as boas práticas editoriais, por meio de elementos intrínsecos (qualidade) e extrínsecos (forma/apresentação) e normas internacionais para a editoração eletrônica. Sendo assim, o periódico conta com o apoio tecnológico do Portal Americano Open Access Scientific Journals (OAJS). A gestão editorial é gerenciada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, sendo este software conhecido internacionalmente como Open Journal Systems – OJS e, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Public Knowledge Project (PKP) da Universidade British Columbia.

Atualmente, este periódico está indexado nas seguintes bases de dados: Latindex; OpenAire; PKP INDEX; Ebsco Host; ErihPlus (em avaliação); Gale Cengage Learning; Redib; Livre; Dialnet (em avaliação); PROQUEST (em avaliação) e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Esses indexadores internacionais têm como objetivo promover a divulgação e visibilidade dos artigos publicados pela revista.

A partir da constatação dessa tendência o CONPEDI decidiu desenvolver o periódico científico a Conpedi Law Review – CLR (http://portaltutor.com/index.php/conpedireview) que tem como foco a disseminação da pesquisa científica realizada pela Área do Direito em nível internacional. Para tanto, CLR já nasce adotando as melhores práticas editoriais visando ampliar de forma rápida o seu impacto e respectivo h-index.

A revisão de artigos científicos é realizada pelo método double blind review, que possibilita a análise inominada dos artigos, garantindo a imparcialidade da avaliação. O método exige o exame do artigo por no mínimo dois avaliadores, garantindo a diminuição da subjetividade e de preferências ideológicas.

Os artigos submetidos na CLR serão avaliados por professores doutores e especialistas nos temas prioritários do periódico e que compõe o Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores do CONPEDI – CNIAC. Para se evitar o plágio, assim como artigos não inéditos entre outros problemas, mas, principalmente, para garantir a longevidade das publicações e facilitar a sua identificação no meio eletrônico, todos os artigos aprovados serão registrados no sistema Digital Object Identifier – DOI.


 

v. 9, n. 1 (2023): JULHO - DEZEMBRO

Sumário

Artigos

Guilherme Antunes da Cunha, Marco Félix Jobim
PDF
01 – 18
Juliana Ferretti Lomba, Alexandre Naoki Nishioka
PDF
19 – 41
José Claudio Monteiro de Brito Filho
PDF
42 – 57
Simone Alvarez Lima
PDF
58 – 77
Gabrielle Scola Dutra, Charlise Paula Colet Gimenez, Maria Eduarda Granel Copetti
PDF
78 – 97
Larissa Dias Puerta de Miranda Freire, Lourenço de Miranda Freire Neto
PDF
98 – 115
NARIEL DIOTTO, MARLI Marlene Moraes da Costa
PDF
116 – 133
Agatha Gonçalves Santana, Jamille Saraty Malveira Graim
PDF
134 – 153
Neusa Schnorrenberger, Rosângela Angelin
PDF
154 – 175
Carolina Esteves Silva, Raphael Vieira da Fonseca Rocha, Lucas Baffi Pinto
PDF
176 – 193
William Paiva Marques Júnior
PDF
194 – 216
Daniela Zilio
PDF
217 – 233
Cinthia O. A. Freitas
PDF
234 – 253
Alisson de Bom de Souza, Marcelo Buzaglo Dantas
PDF
254 – 277
Gabriel Dil, Bernardo Leandro Carvalho Costa
PDF
278 – 294
Mara Regina De Oliveira
PDF
295 – 311
Mateus Catalani Pirani, Camila Marques Gilberto, Adriana Machado da Silva
PDF
312 – 332
Marcos Vinícius Viana da Silva, José Everton da Silva, Hernani Ferreira
333 – 351
JOÃO DELCIOMAR GATELLI, TACIANA DAMO CERVI, JANETE ROSA MARTINS
PDF
352 – 367
Daniela Regina Pellin
PDF
368 – 400
Wiliam Costodio Lima, Nara Suzana Stainr, Wedner Costodio Lima
PDF
401 – 416