As Entidades Sindicais Como Intérpretes da Norma na Sociedade Aberta de Peter Häberle

Manuela Corradi Carneiro Dantas, Tacianny Mayara Silva Machad Machado

Resumo


Peter Haberle desenvolveu seu pensamento torno da proposta de uma teoria da Constituição como ciência da cultura. A Constituição, para Haberle, é um processo público que resulta de uma concepção democrática e pluralista, em que vários agentes atuam no desenvolvimento e na construção do texto constitucional, sendo uma sucessão de interpretações plurais, a fim de abarcar o máximo de conceitos para o desenvolvimento da sociedade. Partindo dessa premissa, o presente artigo busca analisar o papel das entidades sindicais enquanto intérpretes da norma na sociedade aberta proposta por Peter Haberle na defesa dos interesses de seus representados, considerando-se seu papel inestimável na atuação coletiva e sua finalidade institucional para atuar de forma ativa na interpretação da Constituição e das legislações ordinárias.


Palavras-chave


Peter haberle; Interpretação constitucional; Entidades sindicais

Texto completo:

PDF

Referências


AROUCA, José Carlos. Organização Sindical no Brasil – Passado – Presidente – Futuro? São Paulo, LTR, 2013.

BASTOS, Carolina. MÔNICA, Eder. CIRINO, Samia. A Influência da Tópica no Pensamento de Peter Haberle e o conceito de interpretação constitucional.Londrina: Revista Jurídica da UniFil, Ano IV, número 4.

BISCH, I. da C. O Amicus Curiae, as Tradições Jurídicas e o Controle de Constitucionalidade: Um estudo comparado à luz das experiências americana, europeia e brasileira. Porto Alegre: Ed. Livraria do Advogado, 2010.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 1993.

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 6ª ed.,2011. CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso à justice. Trad. Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 7. ed. LTr: São Paulo, 2008.

DINIZ, Maria Helena. Compendio de introdução à ciência do direito. 15. ed. São Paulo:Saraiva, 2003.

JÚNIOR, Luiz Magno Bastos. Constituição como processo – Categoria central da teoria constitucional de Peter Häberle. Dissertação de Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

HÄBERLE, Peter. Hermenêutica constitucional. Sociedade aberta de intérpretes da Constituição: contribuição para a interpretação pluralista e procedimental da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Fabris Ed., 1997.

MEDINA, Damares. Amicus curiae: Amigo da Corte ou Amigo da Parte? São Paulo: Saraiva, 2010.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança e Ação Popular. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1980.

MENDES, Gilmar. Controle de constitucionalidade: hermenêutica constitucional e revisão de fatos e prognoses legislativos pelo órgão judicial. Revista Jurídica Virtual – Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, v. 1, n. 8, jan./2000.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Compêndio de direito sindical. 6ª. ed. LTr: São Paulo, 2008.

SANTOS, Boaventura de Souza, A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Ed. Cortez. 4ª ed. São Paulo. 2010.

SANTOS, Leonardo Fernandes dos. Häberle, Tópica, Cultura e Direito: as Premissas do Método da Constituição Aberta. DPU Nº 43 – Jan-Fev/2012. Disponível em .

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e consenso. Constituição, hermenêutica e teorias discursivas da possibilidade à necessidade de respostas corretas em direito.3.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9830/2015.v1i1.262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.