SOBRE EDUCAR (E SER EDUCADA POR) MULHERES TRABALHADORAS TERCEIRIZADAS NOS SERVIÇOS DE LIMPEZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO

renata queiroz dutra

Resumo


Este resumo se volta ao compartilhamento de experiência de extensão desenvolvida no âmbito da Universidade Federal da Bahia com trabalhadoras terceirizadas os serviços de limpeza. Foi desenvolvido, a partir de uma iniciativa estudantil, um curso de extensão para formação de mulheres em direitos humanos e feminismo (originalmente denominado "Promotoras legais populares"), voltado à educação dessas trabalhadoras. Durante o curso, demissões em massa surpreenderam os envolvidos, dando azo a mobilizações de estudantes, trabalhadores e professores, que permitiram debater criticamente as relações de gênero e o trabalho terceirizado, numa experiência de formação e organização que teve o estudo do direito como mediador.


Palavras-chave


Educação jurídica; gênero; trabalho; terceirização; organização sindical

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUNÇÃO, Diana (org.). A precarização tem rosto de mulher: a luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da USP. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2013.

DRUCK, Maria da Graça. Terceirização: (des)fordizando a fábrica. São Paulo: Boitempo, 1999 p. 227-230.

DRUCK, Graça; SENA, Geovana; ARAÚJO, Samia; PINTO, Marina. A Terceirização no serviço público: particularidades e implicações. In: Terceirização do trabalho no Brasil : novas e distintas perspectivas para o debate / organizador: André Gambier Campos. – Brasília: Ipea, 2018.

FONSECA, Lívia Gimenes Dias da. A luta pela liberdade em casa e na rua: a construção do Direito das mulheres a partir do projeto Promotoras Legais Populares do Distrito Federal. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília.

GODINHO, Tatau. Ação afirmativa no partido dos trabalhadores. In: Revista de Estudos Feministas. Ano 4, 1º sem/1996, pp. 148-157.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

INSTITUTO THEMIS (sítio virtual). Promotoras Legais Populares. Disponível em: http://themis.org.br/fazemos/promotoras-legais-populares

KERGOAT, D. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Novos estudos – CEBRAP , n.86, 2010, pp. 93-103.

MARCELINO, Paula Regina Pereira. Trabalhadores terceirizados e luta sindical. Curitiba: Appris, 2013

MARTINS, Milena Pinheiro; ALVES, Raíssa Roussenq. Em busca da participação igualitária: a implementação das cotas de gênero nas eleições sindicais e o exemplo da CUT. In: DELGADO, Gabriela Neves; PEREIRA, Ricardo Macedo de Brito (org.). Trabalho, Constituição e Cidadania: a dimensão coletiva dos direitos sociais trabalhistas. São Paulo: Ltr, 2014, pp. 298-313.

SOUZA-LOBO, Elizabeth. A classe operária tem dois sexos: trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

TEIXEIRA, Marilane; LEONE, Eugênia. As mulheres no mercado de trabalho e na organização sindical. Trabalho apresentado no XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Caxambu - MG – Brasil, de 20 a 24 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2010/docs_pdf/tema_8/abep2010_2200.pdf Acesso em 4/8/2017, 11h18min




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9830/2019.v5i1.5430

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.