O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAUDÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA SOCIAL

Valmir César Pozzetti, Viriginia Zambrano

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a legislação brasileira e verificar se existe proteção jurídica eficaz no âmbito da produção e oferta de alimentos. A metodologia utilizada foi o método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi a bibliográfica e quanto aos fins, qualitativa. A conclusão a que se chegou foi a de que o sistema jurídico do país é protetivo, mas no âmbito da eficácia, as políticas negativas predominam e, como consequência, a oferta de alimentos atenta contra a vida e a dignidade da pessoa humana, sendo necessário que o Estado se reestruture e cumpra o seu papel de fiscalizador e garantidor da vida saudável em todas as suas dimensões.


Palavras-chave


alimento saudável; meio ambiente; vida digna; saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Constituição da República Federativa do. Congresso Nacional, Brasília, 1988.

BRASIL, LOSAN – Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Congresso Nacional, Brasília, 2006.

CARVALHO, Osvaldo. O Direito Fundamental à Alimentação e sua proteção jurídico-internacional. In: ESTORNINHO, Maria João (Coord.). Estudos de Direito à Alimentação. Lisboa. Instituto de Ciências Jurídico-Politicas, 2013.

CÓDIGO DE HAMMURABI. Tradução de Leonard Willian King. São Paulo, Ed. Saraiva, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2020.v26i10.6327

Apontamentos

  • Não há apontamentos.