O CASO GABCIKOVO-NAGYMAROS (HUNGRIA VS ESLOVAQUIA): A CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA E O PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO

Romeu Faria Thomé, STEPHANIE RODRIGUES VENANCIO

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a evolução dos posicionamentos da Corte Internacional de Justiça no tocante aos litígios ambientais, com destaque para o caso envolvendo a Hungria e a Tchecoslováquia nos anos de 1970, marco do Direito Ambiental Internacional devido ao destaque ao princípio da prevenção. O artigo analisa a consolidação do princípio da prevenção no âmbito dos Tratados internacionais e sua aplicação pelos tribunais internacionais a partir do julgado Gabcikovo-Nagymaros. O contexto histórico atual, de maior preocupação com a proteção do meio ambiente, explica o surgimento de novas organizações internacionais ambientais, o desenvolvimento de fontes de obrigações internacionais ambientais, a definição de normas ambientais em tratados internacionais, além da necessidade de implementação, pelos tribunais, de princípios que tenham como objetivo evitar a concretização de impactos negativos sobre o meio ambiente. Indaga-se se o princípio da prevenção evoluiu suficientemente a ponto de se consolidar como relevante instrumento para evitar ou mitigar impactos negativos ao meio ambiente. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado o método jurídico exploratório, a partir de pesquisas em fontes bibliográficas, além do método hipotético dedutivo.


Palavras-chave


Corte Internacional de Justiça; Prevenção; Jurisprudência; Sustentabilidade; Tratados Internacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BERWIG, Juliane Altmann; ENGELMANN. Wilson; WEYERMULLER André Rafael. Direito ambiental e nanotecnologias: desafios aos novos riscos da inovação. Revista Veredas do Direito – Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. v. 16, n. 36, 2019).

BRASIL, Decreto n. 19.841 de 22 de Outubro de 1945. Aprova a Carta das Nações Unidas e o Estatuto da Corte Internacional de Justiça. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19841.htm. Acesso em 04 de maio de 2022.

BRASIL, Organização das Nações Unidas. Carta das Nações Unidas. Jul. 2012. Disponível em < http://www.onu.org.br/carta-das-nacoes-unidas/>. Acesso em 04 de maio de 2022.

HICKMAN, Marcos Homrich. A Corte Internacional de Justiça e a interação dos direitos ambiental com a responsabilidade internacional nos nos casos Gabcíkovo- Nagymaros (Hungria x Eslováquia) e Usinas de celulose (Argentina x Uruguai). 2006. 117 folhas. Dissertação Mestrado. Direito Internacional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKMANN, Marcos Homrich. A Corte Internacional de Justiça e a interação do direito ambiental com a responsabilidade internacional dos casos Gabcíkovo – Nagymaros (Hungria x Eslováquia) e Usinas de celulose (Argentina x Uruguai). Porto Alegre, 2006.

REZENDE, Elcio; SILVA,Victor Vartuli Cordeiro e. De Mariana a Brumadinho: a efetividade da responsabilidade civil ambiental para a adoção das medidas de evacuação. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 57, jul. 2019. ISSN 1982- 9957. Disponível em: Acesso em: 08 de maio de 2022.

SANDS, Philippe. Principles of international environmental law. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SCHOLZ, Mariana Caroline. A Corte Internacional de Justiça e o direito do meio ambiente no cenário internacional: uma análise da criação e destituição da câmara de assuntos ambientais. Direito Internacional II. 2014. Disponível em:http://publicadireito.com.br/publicacao/ufpb/livro.php?gt=258 . Acesso em: 08 de maio de 2022.

SENNA. Juliana Ferreira Alvim Soares de Senna. Gabčíkovo-Nagymaros Project (Hungary/Slovakia) IN: MARTINS. Eduarda Vasconcelos Gomes Pinheiro. Pesquisa relativa à jurisprudência da Corte Internacional de Justiça no ano de 2013. IX ANUÁRIO DE DIREITO INTERNACIONAL, 2013.

THOMÉ, Romeu. Manual de Direito Ambiental. 6 ed. Editora JusPodivm. Salvador. 2016.

ONU – Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta; 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/szzGBPjxPqnTsHsnMSxFWPL/?lang=pt. Acesso em 08 de maio. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2022.v8i2.9112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.