O JULGAMENTO DE DEMANDAS REPETITIVAS À LUZ DA TEORIA DA INTEGRIDADE DO DIREITO DE RONALD DWORKIN

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Oliveira Freitas
Sérgio Henriques Zandona Freitas
Cláudia Aparecida Alves Coimbra

Resumo

Este artigo explora o julgamento de demandas repetitivas no sistema processual civil brasileiro sob a perspectiva da teoria da integridade do direito, conforme desenvolvida por Ronald Dworkin, abordando-se os reflexos de tal teoria no Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e nos Recursos Especiais e Extraordinários repetitivos. Demonstra-se que o julgamento de demandas repetitivas, a partir das técnicas previstas no Código de Processo Civil de 2015, pode contribuir para a formação de uma jurisprudência estável, essencial para a segurança jurídica, o que exige considerar a concepção da integridade do direito. Conclui-se que a concepção de integridade exige coerência e unidade do sistema jurídico, de modo que a análise das questões repetitivas deve ocorrer a partir de uma análise do direito como integridade, de modo a não só resolver a questão controvertida, mas ensejando a prolação da decisão mais adequada ao caso concreto. Para o presente estudo, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e o método dedutivo, partindo-se de uma perspectiva macro para uma concepção micro analítica acerca do tema ora em estudo e, por fim, como procedimento técnico a análise temática, teórica e interpretativa, buscando sugestão para a solução da questão destacada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FREITAS, Gabriela Oliveira; ZANDONA FREITAS, Sérgio Henriques; ALVES COIMBRA, Cláudia Aparecida. O JULGAMENTO DE DEMANDAS REPETITIVAS À LUZ DA TEORIA DA INTEGRIDADE DO DIREITO DE RONALD DWORKIN. Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2024.v10i2.11057. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistaprocessojurisdicao/article/view/11057. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Oliveira Freitas, Universidade FUMEC

Doutora, Mestre e Especialista em Direito Processual pela PUC Minas. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas. Assessora Judiciária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Sérgio Henriques Zandona Freitas, Universidade FUMEC

Pró-Reitor da Pós-Graduação da Universidade FUMEC. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade FUMEC. Doutor, Mestre e Especialista em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Assessor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Cláudia Aparecida Alves Coimbra, Universidade FUMEC

Mestranda em Direito Pública pela Universidade FUMEC. Magistrada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.