JUSTIÇA 4.0 E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0: UMA ANÁLISE SOBRE DIREITO DIGITAL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Contenido principal del artículo

WANDERSON MOURA DE CASTRO FREITAS
JAIR LOPES DOS SANTOS JÚNIOR
FREDERICO BORGES MARQUES

Resumen

Este manuscrito investiga a transformação do sistema jurídico diante das inovações tecnológicas impulsionadas pela Revolução 4.0. O estudo objetiva explorar como as tecnologias emergentes, especialmente a inteligência artificial, a Internet das Coisas, a big data e a robótica, estão redefinindo o Direito Digital e a administração da justiça. A metodologia adotada é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e procedimento técnico bibliográfico, utilizando análise de livros, doutrinas e material disponível em sites governamentais. A pesquisa revela que a Justiça 4.0, através da digitalização e integração tecnológica, promove maior eficiência, acessibilidade e sustentabilidade no sistema judiciário. No entanto, a complexidade dos dados pessoais, impessoais e pessoais-impessoais exige práticas rigorosas de anonimização e pseudonimização para proteger a privacidade dos indivíduos. Conclui-se que o sistema jurídico deve evoluir paralelamente às inovações tecnológicas, garantindo a proteção dos direitos fundamentais e a promoção de uma justiça mais ágil e inclusiva. A Justiça 4.0, portanto, não é apenas uma resposta às necessidades de modernização, mas uma reimaginação do papel da justiça na era digital, comprometida com a prestação de serviços judiciais eficientes e acessíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MOURA DE CASTRO FREITAS, WANDERSON; LOPES DOS SANTOS JÚNIOR, JAIR; BORGES MARQUES, FREDERICO. JUSTIÇA 4.0 E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0: UMA ANÁLISE SOBRE DIREITO DIGITAL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0014/2024.v10i2.11015. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/11015. Acesso em: 18 dic. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

JAIR LOPES DOS SANTOS JÚNIOR, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA

Discente do 6º Semestre no Curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR, Barra do Garças/MT – Brasil. Atualmente Estagiário do Ministério Público Estadual de Mato Grosso.

FREDERICO BORGES MARQUES, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA

Advogado. Mestre em Direito Constitucional Econômico.