A TEORIA CRÍTICA DA TRIBUTAÇÃO E O IMPOSTO SOBRE A RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS

Paulo Roberto dos Santos Corval, Fernanda Cardoso Charret

Abstract


Buscou-se, neste artigo, resgatar a abordagem estadunidense denominada teoria crítica da tributação e suas possíveis contribuições para o sistema tributário brasileiro, em especial no tocante às reflexões sobre gênero, raça, renda e tributação, explorando-se, a título ilustrativo, o seu potencial no que toca ao imposto sobre a renda das pessoas físicas (IRPF). A análise é pautada na revisão bibliográfica de diversos artigos pertinentes à teoria crítica da tributação juntamente com dados institucionais reveladores da premissa norteadora do presente artigo, a saber, a vulnerabilidade econômica e social de determinados grupos excluídos dos esforços e preocupações tradicionais do direito tributário, em diálogo com a normatividade constitucional a respeito do tema. Certos de que toda tributação é política, não se afigurando recomendável tomar como diretriz normativa ou mesmo como princípio as orientações interpretativas que postulem ser o direito e a política tributária neutros e desconectados dos problemas de desigualdade que marcam a realidade social no país, demarcou-se, ao final do artigo, a urgência de maiores pesquisas interdisciplinares que possam fomentar a política e as técnicas tributárias em prol do melhor uso do IRPF no combate, também, às desigualdades de grupamentos marginalizados e demandantes de reconhecimento, assim como a necessidade de revisão da estrutura regressiva tributária brasileira que atrofia a função dos impostos diretos na realização do princípio constitucional da capacidade contributiva como manifestação dos objetivos igualitários fixados na Constituição de 1988.


Parole chiave


Teoria crítica da tributação. Igualdade social. Imposto de renda sobre pessoa física.

Riferimenti bibliografici


ÁVILA, Humberto. Teoria da igualdade tributária. 4ª ed. São Paulo: Malheiros, 2021.

BALEEIRO, Aliomar. Limitações ao poder de tributar. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à Ciência das Finanças. 18ª ed. Forense: Reio de Janeiro, 2012.

BOMFIM, Diego Marcel Costa. Extrafiscalidade: identificação, fundamentação, limitação e controle. 2014. Tese (Doutorado em Direito Econômico e Financeiro) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CAPRARO, Chiara. Direito das mulheres e justiça fiscal: Por que a política tributária deve ser tema da luta feminista. SUR, v. 13, n. 24, p. 17-26, 2016.

CONTI, José Maurício. Princípios tributários da capacidade contributiva e da progressividade. São Paulo: Dialética, 1996.

CORVAL, Paulo Roberto dos Santos. Análise Integral do Direito (AID): primeiras aproximações e apontamentos para a pesquisa no direito público. Revista de Informação Legislativa: RIL, v. 54, n. 213, p. 81-111, jan./mar. 2017.

CORVAL, P.R.S. A sétima tese: uma contribuição ao pensamento jurídico-financeiro no Brasil. Revista Tributária e de Finanças Públicas, v. 22, p. 67-90, 2014.

DORNELLES, Francisco. O sistema tributário da constituição de 1988. In: Constituição de 1988: o Brasil 20 anos depois. Brasília: Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro, 2008, v. 4.

DWORKIN, Ronald. Is Democracy Possible Here?: principles for a new political debate. Princeton University Press, 41 William Street, Princeton, New Jersey 08540: 2006.

FERNANDES, Rodrigo Cardoso; CAMPOLINA, Bernardo; SILVEIRA, Fernando Gaiger. Imposto de Renda e Distribuição de Renda no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2019.

GASSEN, Valdir. Tributação na origem e destino: tributos sobre o consumo e processos de integração econômica. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GOBETTI, Sérgio Wulff; ORAIR, Rodrigo Octávio. Progressividade tributária: a agenda negligenciada. Ipea: Rio de Janeiro, 2016.

INFANTI, Anthony, C; CRAWFORD, Bridget J. Critical Tax Theory: An Introduction. 1ª ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2009.

JARACH, Dino. Finanzas públicas y derecho tributario. Argentina: Editorial Cangallo, 1993.

JARACH, Dino. Finanzas públicas y derecho tributario. Argentina: Editorial Cangallo, 1993.

KNAUER, Nancy J. Critical Tax Policy: A Pathway to Reform? 9 Nw. J. L. & Soc. Pol'y. 206, 2014. Disponível em: . Acesso em 7 de set. de 2021.

LOBATO, Valter de Souza (Coord.); DELIGNE, Maysa de Sá Pittondo (Org.); LEITE, Matheus Soares (Org.). Extrafiscalidade: conceito, interpretação, limites e alcance. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

MACHADO, Hugo de Brito. Comentários ao Código Tributário Nacional: artigos 139 a 218. São Paulo: Atlas, 2005, v. III.

MARQUES, Marina Machado. Tributação e racismo estrutural: Como o Sistema Tributário Brasileiro reforça as desigualdades de raça? Disponível em: . Acesso em: 29/08/2021.

NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado) - Dissertação de doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2012.

NUNES, Cleucio Santos. Justiça e equidade nas estruturas endógena e exógena da matriz tributária brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

NUNES, Clecio Santos. Justiça Tributária. Belo Horizonte: Fórum, 2019.

OLIVEIRA, Fabrício Augusto de. A evolução da estrutura tributária e do fisco brasileiro: 1889-2009. Ipea: Brasília, 2010.

SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito Tributário. 10ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

SOUZA, Jessé (Org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

TUPIASSU, Lise Vieira da Costa. Tributação ambiental: a utilização de instrumentos econômicos e fiscais na implementação do direito ao meio ambiente saudável. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

UNGER, Mangabeira. The critical legal studies movement: another time, a greater task. Nova Iorque: Verso, 2015.




DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2023.v35i13.8576

Refback

  • Non ci sono refbacks, per ora.