PRESCRIÇÕES MÉDICAS PARA AÇÕES JUDICIAIS

Antonio Carlos da Ponte, Reynaldo Mapelli Júnior

Resumo


Na análise da judicialização da saúde no Brasil, raramente se atenta para a centralidade das prescrições médicas usadas nos processos judiciais, faltando mesmo uma adequada compreensão jurídica de seus requisitos formais e materiais. Documento essencial da relação entre o médico e o paciente que possibilita ações e serviços da saúde, a prescrição médica deve cumprir formalidades mínimas de validade, com a identificação do paciente, do profissional e do local de atendimento, bem como das características do tratamento proposto, que deve respeitar a legislação sanitária, os protocolos clínicos, o tipo de receituário e a proibição de marca comercial de produto fármaco. Do ponto de vista material, a prescrição deve cumprir princípios éticos (autonomia do paciente, beneficência, não-maleficência e justiça) e não pode estar vinculada a qualquer vantagem econômica ou pessoal do prescritor, profissional que tem a obrigação de declarar conflito de interesse por relação com a indústria fármaco-hospitalar. Diante disso e conhecendo as estratégias ilícitas da indústria para vender medicamentos e procedimentos, frequentemente sem ganho terapêutico, como comprovado em literatura científica especializada, cabe ao magistrado agir com cautela na avaliação de pedidos liminares e determinar instrução probatória para verificar o princípio ativo dos medicamentos, o atendimento dos protocolos, a existência de registro ou autorização sanitária e a possibilidade de configuração de pesquisa clínica ou procedimento experimental, hipóteses que dependem do cumprimento de regras próprias. Casos excepcionais devem ser justificados pelos médicos, possíveis se comprovados o registro na ANVISA e a incapacidade econômica do paciente, como consagrado na jurisprudência. A exigência dos requisitos formais e materiais da prescrição médica, ao final, permite afastar escusos interesses econômicos e atender ao que realmente importa, que é o melhor tratamento para o paciente-autor.


Palavras-chave


Judicialização da saúde; prescrição médica; ética; princípio ativo de medicamentos; protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas; indústria fármaco-hospitalar

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo, Malheiros Editores, 2008.

ANGELL, M. A verdade sobres os laboratórios farmacêuticos. Rio de Janeiro, Record, 2010.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. 7ª ed. São Paulo, Saraiva, 2009.

BASTOS, Celso Ribeiro. Hermenêutica e Interpretação Constitucional. São Paulo, Celso Bastos Editora, 2002.

BYNUM, W. História da Medicina. Porto Alegre. L & M Pocket Editores, edição Oxford University Press, 2008.

DINIZ, Maria Helena. O Estado atual do Biodireito. 10ª ed. São Paulo, Saraiva, 2017.

FERRAZ OLM. Harming the poor trough social rights litigation: lessons from Brazil. Texas Law Review, University of Texas: EUA, 2011; 89: 1643-1668.

GARCIA, Maria. Limites da Ciência: A dignidade da pessoa humana. A ética da responsabilidade. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2004.

GOETZCHE, P. C. Medicamentos mortais e crime organizado: Como a indústria farmacêutica corrompeu a assistência médica. Porto Alegre, Bookman, 2016.

MAPELLI JÚNIOR, Reynaldo. Judicialização da Saúde: Regime jurídico do SUS e intervenção na Administração Pública. Rio de Janeiro, Atheneu, 2017.

MARQUES, AJS e DUTRA, RAA. Conflito de Interesse: Transparência para Ficar Legal. In Coletânea Direito à Saúde: Boas Práticas e Diálogos Institucionais, vol. 3, organizadores Alethele de Oliveira Santos e Luciana Tolêdo Lopes, Brasília (DF): CONASS, 2018, pp. 116;127.

KRAUT, Alfredo Jorge. Los Derechos de los pacientes. Buenos Aires, Abeledo-Perrot, 1997.

MARINO JÚNIOR, R. Em busca de uma Bioética global: Princípio para uma moral mundial e universal e de uma medicina mais humana. São Paulo, Hagnos, 2009.

PONTE, Antonio Carlos da. MAPELLI JÚNIOR, Reynaldo. Redes interfederativas de serviços de saúde e controle do Ministério Público: O papel dos Estados no SUS. In: Revista de Direito Brasileiro, v. 18, n. 7, p. 315-330 (Set./Dez. 2017).

SANTORO, Luciano F.Morte digna: O direito do paciene terminal. Curitiba, Juruá, 2010.

YAMIN AE e GLOPPEN S (editores). Litigating health rights: can courts bring more justice to health? Human Rights Series/Harvard Law School: EUA. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2019.v22i9.5173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.