A ARTE POPULAR COMO MOVIMENTO SOCIAL: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O GÊNERO MUSICAL FEMINEJO E OS FEMINISMOS

Germano André Doederlein Schwartz, Vanessa Chiari Gonçalves, Renata Almeida da Costa

Resumo


O artigo realiza uma aproximação entre algumas composições do gênero musical feminejo e importantes demandas do movimento feminista em suas diferentes ondas. Demonstra que embora as cantoras desse gênero não se identifiquem como feministas, parecem ter incorporado a pauta por maior valorização e igualdade das mulheres nas relações afetivas, contribuindo para comunicar ideias e formar subjetividades em diferentes estratos sociais. Adota o método dialógico de abordagem e a técnica da revisão bibliográfica. Conclui que em um momento em que os conservadorismos retornam ao cenário político brasileiro, esse gênero musical tem o potencial de inspirar ações de resistência contra os retrocessos.


Palavras-chave


Movimento social;feminismos;feminejo; música popular;igualdade

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Vera Regina P. de. Pelas Mãos da Criminologia: O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. V. 1. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1949.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GROLLI, Dorilda. Alteridade e Feminino. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

GUATTARI , Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PERROT, Michelle. Os excluídos da história: Operários, Mulheres e Prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, História e Poder. In: Revista Sociologia Política, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 15-23, jun, 2010.

SCHWARTZ, Germano. Direito e Rock. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

TOSCANO, Moema; GOLDENBERG, Mirian. A Revolução das Mulheres: Um Balanço do Feminismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2019.v22i9.5195

Apontamentos

  • Não há apontamentos.