A TEORIA CRÍTICA DA TRIBUTAÇÃO E O IMPOSTO SOBRE A RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS

Paulo Roberto dos Santos Corval, Fernanda Cardoso Charret

Resumo


Buscou-se, neste artigo, resgatar a abordagem estadunidense denominada teoria crítica da tributação e suas possíveis contribuições para o sistema tributário brasileiro, em especial no tocante às reflexões sobre gênero, raça, renda e tributação, explorando-se, a título ilustrativo, o seu potencial no que toca ao imposto sobre a renda das pessoas físicas (IRPF). A análise é pautada na revisão bibliográfica de diversos artigos pertinentes à teoria crítica da tributação juntamente com dados institucionais reveladores da premissa norteadora do presente artigo, a saber, a vulnerabilidade econômica e social de determinados grupos excluídos dos esforços e preocupações tradicionais do direito tributário, em diálogo com a normatividade constitucional a respeito do tema. Certos de que toda tributação é política, não se afigurando recomendável tomar como diretriz normativa ou mesmo como princípio as orientações interpretativas que postulem ser o direito e a política tributária neutros e desconectados dos problemas de desigualdade que marcam a realidade social no país, demarcou-se, ao final do artigo, a urgência de maiores pesquisas interdisciplinares que possam fomentar a política e as técnicas tributárias em prol do melhor uso do IRPF no combate, também, às desigualdades de grupamentos marginalizados e demandantes de reconhecimento, assim como a necessidade de revisão da estrutura regressiva tributária brasileira que atrofia a função dos impostos diretos na realização do princípio constitucional da capacidade contributiva como manifestação dos objetivos igualitários fixados na Constituição de 1988.


Palavras-chave


Teoria crítica da tributação. Igualdade social. Imposto de renda sobre pessoa física.

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Humberto. Teoria da igualdade tributária. 4ª ed. São Paulo: Malheiros, 2021.

BALEEIRO, Aliomar. Limitações ao poder de tributar. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à Ciência das Finanças. 18ª ed. Forense: Reio de Janeiro, 2012.

BOMFIM, Diego Marcel Costa. Extrafiscalidade: identificação, fundamentação, limitação e controle. 2014. Tese (Doutorado em Direito Econômico e Financeiro) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CAPRARO, Chiara. Direito das mulheres e justiça fiscal: Por que a política tributária deve ser tema da luta feminista. SUR, v. 13, n. 24, p. 17-26, 2016.

CONTI, José Maurício. Princípios tributários da capacidade contributiva e da progressividade. São Paulo: Dialética, 1996.

CORVAL, Paulo Roberto dos Santos. Análise Integral do Direito (AID): primeiras aproximações e apontamentos para a pesquisa no direito público. Revista de Informação Legislativa: RIL, v. 54, n. 213, p. 81-111, jan./mar. 2017.

CORVAL, P.R.S. A sétima tese: uma contribuição ao pensamento jurídico-financeiro no Brasil. Revista Tributária e de Finanças Públicas, v. 22, p. 67-90, 2014.

DORNELLES, Francisco. O sistema tributário da constituição de 1988. In: Constituição de 1988: o Brasil 20 anos depois. Brasília: Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro, 2008, v. 4.

DWORKIN, Ronald. Is Democracy Possible Here?: principles for a new political debate. Princeton University Press, 41 William Street, Princeton, New Jersey 08540: 2006.

FERNANDES, Rodrigo Cardoso; CAMPOLINA, Bernardo; SILVEIRA, Fernando Gaiger. Imposto de Renda e Distribuição de Renda no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2019.

GASSEN, Valdir. Tributação na origem e destino: tributos sobre o consumo e processos de integração econômica. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GOBETTI, Sérgio Wulff; ORAIR, Rodrigo Octávio. Progressividade tributária: a agenda negligenciada. Ipea: Rio de Janeiro, 2016.

INFANTI, Anthony, C; CRAWFORD, Bridget J. Critical Tax Theory: An Introduction. 1ª ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2009.

JARACH, Dino. Finanzas públicas y derecho tributario. Argentina: Editorial Cangallo, 1993.

JARACH, Dino. Finanzas públicas y derecho tributario. Argentina: Editorial Cangallo, 1993.

KNAUER, Nancy J. Critical Tax Policy: A Pathway to Reform? 9 Nw. J. L. & Soc. Pol'y. 206, 2014. Disponível em: . Acesso em 7 de set. de 2021.

LOBATO, Valter de Souza (Coord.); DELIGNE, Maysa de Sá Pittondo (Org.); LEITE, Matheus Soares (Org.). Extrafiscalidade: conceito, interpretação, limites e alcance. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

MACHADO, Hugo de Brito. Comentários ao Código Tributário Nacional: artigos 139 a 218. São Paulo: Atlas, 2005, v. III.

MARQUES, Marina Machado. Tributação e racismo estrutural: Como o Sistema Tributário Brasileiro reforça as desigualdades de raça? Disponível em: . Acesso em: 29/08/2021.

NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado) - Dissertação de doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2012.

NUNES, Cleucio Santos. Justiça e equidade nas estruturas endógena e exógena da matriz tributária brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

NUNES, Clecio Santos. Justiça Tributária. Belo Horizonte: Fórum, 2019.

OLIVEIRA, Fabrício Augusto de. A evolução da estrutura tributária e do fisco brasileiro: 1889-2009. Ipea: Brasília, 2010.

SCHOUERI, Luís Eduardo. Direito Tributário. 10ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

SOUZA, Jessé (Org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

TUPIASSU, Lise Vieira da Costa. Tributação ambiental: a utilização de instrumentos econômicos e fiscais na implementação do direito ao meio ambiente saudável. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

UNGER, Mangabeira. The critical legal studies movement: another time, a greater task. Nova Iorque: Verso, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2023.v35i13.8576

Apontamentos

  • Não há apontamentos.