As Mazelas do Vigente Sistema Penitenciário Nacional como Indícios de Instauração de uma "Instituição Total: Características do Estado Totalitário no Sistema Penitenciário Brasileiro

Guilherme Barbosa da Silva, Vanessa Rui Fávero

Resumo


Atualmente é facilmente aferível que os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, não estão sendo respeitados  pelo  Poder  Público, de forma que, o sistema penitenciário  brasileiro  vem relegando a todo tipo de mazela os seus detentos; uma vez que, organizado para proteger a comunidade contra aqueles que constituem um perigo para ela, este, não propõe como finalidade imediata, nem mesmo um mínimo de bem estar aos seus reclusos. Neste contexto, temos que a pena privativa de liberdade é a mais cruel de todas as penas hoje vigentes e é a que traz para a população, de certa forma, uma tranquilidade em saber que determinado criminoso não mais está nas ruas. Todavia, é preciso lembrar que um dos objetivos da pena é a ressocialização, e que da forma como o criminoso vem sendo tratado, quando encarcerado, esta, não atinge tal objetivo. Ao contrário, atuando em sentido diametralmente oposto, faz com que o detento tenha que se moldar às mazelas do ambiente em que passa a conviver, trazendo malefícios para a sociedade com sua prisão, até mesmo superiores aos benefícios, visto que posteriormente retornarão ao convívio social desumanizados em sua dignidade. Dessa forma, o presente artigo   através da pesquisa bibliográfica e do método dedutivo- indutivo, tem por finalidade analisar como o sistema carcerário atual dá sinais que podem evidenciar indícios de vigência de um novo estado totalitário.


Palavras-chave


Dignidade da pessoa humana;Instituição total;Mazelas;Sistema carcerário brasileiro;Totalitarismo

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Fernando de Brito. Constituição e Participação Popular. A construção histórico- discursiva do conteúdo jurídico-político da democracia como direito fundamental. Curitiba: Juruá, 2013.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2013.

BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

BAUMAN, Zygmund. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941.

BRASIL. Poder Judiciário. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Plano de gestão para o funcionamento de varas criminais e de execução penal: base de elaboração do manual prático de rotinas das varas criminais e de execução penal. Brasília, novembro de 2009.

COYLE, Andrew. Administração penitenciária: uma abordagem de direitos humanos. Brasília: Ministério da Justiça, 2002.

CRUZ, Rogério Schinetti Machado. Prisão Cautelar – Dramas, Princípios e Alternativas. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Record, 2000.

FÜHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. A Nova Prisão e as Novas Medidas Cautelares no Processo Penal. Texto comentado da Lei n. 12.403, de 4 de maio 2011. Medidas Cautelares. São Paulo: Malheiros, 2011.

GIACÓIA, Gilberto; HAMMERSCHMIDT; FUENTES, Paola Oviedo. A prisão e a condição humana do recluso. Argumenta: Revista do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, n. 15 (julho/dezembro), Jacarezinho/PR, 2011.

LAFER, Celso. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

LÉRIAS, Reinéro Antonio. O processo penal e os direitos humanos sob os grilhões de nosso passado inquisitorial. Argumenta: Revista do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, n. 16 (janeiro/julho), Jacarezinho/PR, 2012.

MIRABETE, Julio Fabrini. Comentários à Lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984. São Paulo: Atlas, 1992.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito, 27ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

WAISELFISZ,Julio Jacobo. Mapa da violência 2014: os jovens do Brasil. Brasília: Secretaria Geral da Presidência da República, 2014. Disponível em http://www.compromissoeatitude.org.br/wpcontent/uploads/2014/07/Mapa-Violencia- 2014_JovensBrasil.pdf.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2015.v1i1.599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0200

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.