ETIOLOGIA CRIMINOLÓGICA NO SENSO COMUM TEÓRICO E PROCESSO PENAL COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL: (DES)VELANDO O FUNDAMENTO DA PERICULOSIDADE DO AGENTE PARA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA NA PRISÃO PREVENTIVA

Juliano de Oliveira LEONEL, Marcus Vinicius do Nascimento Lima

Resumo


A Criminologia etiológica, centrada no determinismo, abandonou a noção de responsabilidade penal ancorada no livre-arbítrio, fazendo com que o corpo criminológico voltasse a atenção para a finalidade de cessar ou diminuir a periculosidade do sujeito, dentro de uma concepção de defesa social. A jurisprudência dos Tribunais Superiores admite o uso da prisão preventiva para garantia da ordem pública partindo da noção de periculosidade do agente. O presente trabalho partindo da instrumentalidade constitucional, procura demonstrar o equívoco de se atribuir ao processo penal, notadamente à prisão preventiva, metas de defesa social, dentro do atual paradigma de um Estado Democrático de Direito.

Palavras-chave


criminologia; instrumentalidade; garantismo; prisão preventiva

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

ARAGONESES ALONSO, Pedro. Instituciones de Derecho Procesal Penal. Madri: Editorial Rubí Artes Gráficas, 1984.

AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli. Sociologia e Justiça Penal: teoria e prática da pesquisa sociocriminológica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

____________________________. Justiça Penal e Segurança Pública no Brasil: causas e consequências da demanda punitiva. In Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 3, Edição 4, 2009, págs. 94/113.

____________________________. Perfil socio profissional e concepções de política criminal do Ministério Público Federal. https://escola.mpu.mp.br/publicacoes/series/serie-pesquisas/perfil-socioprofissional-e-concepcoes-de-politica-criminal-do-ministerio-publicofederal/ – acesso em 25 de marco de 2019.

BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011.

BUENO DE CARVALHO, Amilton. Direito Penal a Marteladas (Algo sobre Nietzsche e o Direito). Rio de Janeiro: Lumen juris, 2013.

_____________________________. Eles, os juízes criminais, vistos por nós, os juízes criminais. – 2ª ed. – Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2014.

CALAMANDREI, Pietro. Direito Processual Civil. Campinas: Bookseller, 1999, v. 3.

CARNELUTTI, Francesco. Verità, Dubbio e Certezza.RivistadiDirittoProcessuale, v. XX, (II série), p. 4-9, 1965.

CARVALHO, Salo. Antimanual de Criminologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. O Papel do Novo Juiz no Processo Penal. In COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (Org.) Crítica à Teoria Geral do Direito Processual. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

_________________________________. Introdução aos Princípios Gerais do Processo Penal Brasileiro. Revista de Estudos Criminais. Porto Alegre: Nota Dez Editora, 2001.

_________________________________. Temas de Direito Penal & Processo Penal. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2010.

_________________________________. Introdução aos Princípios Gerais do Direito Processual Penal Brasileiro. In Revista de Estudos Criminais. n.1.Sapucaia do Sul, 2001, p. 28

_________________________________. Um devido processo legal (constitucional) é incompatível com o sistema do CPP, de todo inquisitorial. In: PRADO, Geraldo;

DARMON, Pierre. Médicos e assassinos na Belle Époque. Trad. R. G. Agostino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

DUCLERC, Elmir. Direito Processual Penal. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2008.

DURKHEIN, Emile. La educacion moral. Buenos Aires: Lousada. 2004.

FRAGOSO, Christiano Falk. Autoritarismo e Sistema Penal. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2016.

FERRAJOLI, Luigi. Poderes Selvagens. Trad. Alexander Araújo de Sousa. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

________________. Derecho y Rázon. Madrid: Trotta, 2009.

________________. Por uma teoria dos direitos e dos bens fundamentais. Trad. Alexandre Salim, Alfredo Copetti Neto, Daniela Cademartori, Hermes Zaneti Júnior, Sérgio Cademartori. – Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

GAUER, Ruth M. Chittó. Alguns aspectos da fenomenologia da violência. In: A fenomenologia da Violência. Curitiba: Juruá, 1999.

____________________. A sedução da liberdade frente à obsessão pela segurança. RBCCRIM – Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo, v.17, n.76, p. 312-333, jan./fev. 2009.

GIACOMOLLI, Nereu José. O Devido Processo Penal: abordagem conforme a Constituição Federal e o Pacto de São José da Costa Rica – Cases da Corte Interamericana, do Tribunal Europeu e do STF. 2ª edição revista e ampliada. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2015.

_______________________. Algumas Marcas Inquisitoriais do Código de Processo Penal Brasileiro e a Resistência às Reformas. In Revista Brasileira de Direito Processual Penal. V.1, n.1. Porto Alegre, 2015.

GOLDSCHMIDT, James. Problemas Jurídicos y Políticos del Proceso Penal. Barcelona: Bosch, 1935.

GLOECKNER, Ricardo Jacobsen. Nulidades no processo penal. Bahia: Editora Juspodivm, 2013.

____________________________. Autoritarismo e Processo Penal: Uma Genealogia das Ideias Autoritárias no Processo Penal Brasileiro. v 1. Rio de Janeiro: Tirant lo Blanch, 2018.

___________________________ et al. Investigação Preliminar no Processo Penal. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

KHALED JR, Salah Hassan. A busca da verdade no processo penal: para além da ambição inquisitorial. São Paulo, Editora Atlas, 2013.

_________________________. Ordem e progresso: a invenção do Brasil e a gênese do autoritarismo nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2014.

_____________________ et al. In dubio pro hell: profanando o sistema penal. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2014.

_________________________. Videogame e Violência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

LOPES JR, Aury. Direito Processual Penal. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

______________. Direito Processual Penal. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

______________. Fundamentos do Processo Penal: introdução crítica. São Paulo: Saraiva, 2016.

______________. Sistema de investigação preliminar. Rio de Janeiro: Lumen

Juris, 2005.

______________. De qualquer lado que se olhe, revelia é incompatível com o processo penal. Publicado na Revista Consultor Jurídico, 08 de abr. de 2016, 8h00 Disponível em: http://www.conjur.com.br/2016-abr-08/limite-penal-revelia-incompativel-processo-penal. Último acesso em 08 abr. 2016.

MAYRINK DA COSTA, Álvaro. Raízes da sociedade criminógena. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. Decisão no processo penal como Bricolage de Significantes. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

______________. Garantismo Jurídico e Controle de Constitucionalidade Material: Aportes Hermenêuticos. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2011.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. SILVEIRA FILHO, Sylvio Lourenço. Para um processo penal democrático: crítica à Metástase do Sistema de Controle Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

OLIVEIRA, Thiago Aleluia Ferreira de. Controle de convencionalidade dos tratados de direitos humanos em perspectiva comparada: Brasil, Argentina e Chile. Dissertação de Mestrado – Rio de Janeiro, 2016.

SARLET, Ingo Wolfang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. – 11ª ed. rev. atual. - Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Origem y Evolucióndel Discurso Crítico enelDerecho Penal. Buenos Aires: Ediar, 2004.

_______________________. A palavra dos mortos: Conferências de Criminologia Cautelar. São Paulo: Saraiva. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2019.v5i1.5427

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0200

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.