MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NO ENSINO JURÍDICO

Frederico Andrade Gabrich, Ranieri Jésus Souza

Resumo


Um dos maiores problemas enfrentados pelos professores é o planejamento das aulas e a preparação dos conteúdos que serão ministrados. É necessário respeitar os programas das disciplinas, mas também estabelecer prioridade entre os temas, vincular os assuntos com as fontes do Direito, conectar teoria e prática, garantir uma abordagem inter, multi e transdisciplinar. Com fundamento no método hipotético-dedutivo e com amparo no referencial teórico estabelecido por Tony Busan, o presente artigo tem como objetivo demonstrar como tudo isso pode ser realizado por meio do uso dos mapas mentais no ensino jurídico.

Palavras-chave


Planejamento; Mapa Mental; Ensino jurídico; Metodologia; Inovação

Texto completo:

PDF

Referências


BUZAN, Tony. Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

FREITAS, Sérgio Henriques Zandona; ALMEIDA, Letícia da Silva. Mapa mental e o ensino jurídico: uma forma visual de efetivar o conhecimento científico no curso de direito. Revista de sociologia, antropologia e cultura jurídica, v. 3, p. 1-17, 2017.

GABRICH, Frederico de Andrade; BENEDITO, Luiza Machado Farhat. Mapa Mental no Ensino Jurídico. Anais do V Congresso Internacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. 2016.

GABRICH, Frederico de Andrade. Análise Estratégica do Direito. Belo Horizonte: Universidade Fumec, 2010.

GABRICH, Frederico de Andrade. Transdisciplinaridade no ensino jurídico. In: XXII Encontro Nacional CONPEDI, 2013, Curitiba. Direito, educação, ensino e metodologia jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2013. v. 1. p. 372-387.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.

LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. São Paulo: Fundação Lemann, 2011.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. Tradução Harue Ohara Avritscher. São Paulo: Atlas, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2019.v5i2.5773

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.