As Consequências do Progresso e da Economia de Mercado: Reflexões de Karl Polanyi Aplicáveis ao Neoliberalismo

Juliana Mongon Petroni

Resumo


Como consequência do surgimento do progresso após a Revolução Industrial, foram alterados os valores da sociedade, da economia e da política. Permitiu-se a economia de mercado, gerando uma desarticulação catastrófica na vida das pessoas. O "Moinho Satânico" de Polanyi é o processo que triturou e transformou os homens em massa. As relações sociais foram inseridas no sistema econômico e a sociedade humana se tornou um mero acessório dele. Com a expansão e organização dos mercados globais, a sociedade se protegeu contra os riscos do sistema de mercado autorregulável. Embora existam vantagens econômicas num mercado de trabalho livre, estas não justificam a potencial destruição social. Entretanto, hoje retomou-se a idéia de desregulamentação para possibilitar a concorrência e a competitividade internacional de mercadorias. Nossa sociedade contemporânea mudou seus valores e o dinheiro foi priorizado em vez da vida humana. Hoje os homens se tornaram apenas uma mercadoria. De fato, uma mercadoria fictícia.


Palavras-chave


Progresso;Economia de mercado;Liberalismo

Texto completo:

PDF

Referências


BERCOVICI, Gilberto. Carl Schmitt, o Estado Total e o Guardião da Constituição. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza - CE, v. 4, p. 96-105, 2004.

HERMAN-CAGGIANO, Monica. Democracia x constitucionalismo: um navio à deriva? Cadernos de Pós-Graduação em Direito: Estudos e documentos de trabalho, n. 1: São Paulo, 2011, pp. 05-23.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. 1ª ed. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.

MENDES, Gilmar Ferreira;BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011.

POLANYI, Karl. A grande transformação: As origens da nossa época. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SANTAYANA, Geoge. A vida da razão. Charles Scribner edição, v. 1, 1905.

SIQUEIRA NETO, José Francisco. Direito do Trabalho e Flexibilização no Brasil. São Paulo em Perspectiva, São Paulo - Fundação Seade, v. 11, n.1, p. 33-41, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2015.v1i1.671

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.