Justiça Restaurativa: O Empoderamento dos Envolvidos a Partir do Reconhecimento

Carla Maria Franco Lameira Vitale, Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva

Resumo


A Justiça Restaurativa é uma prática que vem sendo difundida de forma crescente e tem como foco a resolução do conflito de maneira colaborativa, ao privilegiar a participação da vítima, do ofensor e daqueles que, de alguma maneira, interferem no contexto delituoso. Com o objetivo de provocar uma reflexão acerca das possibilidades de restauração, é que se propõe o estudo  desse método, contrapondo-o ao atual sistema punitivo. Evidencia-se a questão do reconhecimento como forma de restauração e elevação da sociedade a um patamar de justiça ideal e que deve ser buscada por todos, de maneira a atingir a pacificação social.


Palavras-chave


justiça restaurativa; punição; reconhecimento; conflito; pacificação.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de mediação judicial. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2013.

_____. O Componente de Mediação Vítima Ofensor na Justiça Restaurativa: Uma Breve Apresentação de uma Inovação Epistemológica na Autocomposição Penal. In: PINTO, Renato Sócrates Gomes; SLAKMON, Catherine e DE VITTO, Renato Campos Pinto (Org). Justiça Restaurativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2005. p. 135-150.

BOYES-WATSON, Carolyn; PRANIS, Kay. No Coração da Esperança. Guia de Práticas Circulares. O uso de círculos de construção de paz para desenvolver a inteligência emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis. Centro de Justiça Restaurativa da Suffolk University. Trad. Fátima De Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2011.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 01 jul. 2016.

CARVALHO, Salo de. Considerações sobre as Incongruências da Justiça Penal Consensual: retórica garantista, prática abolicionista. In: ______; WUNDERLICH, Alexandre (Org.). Diálogos sobre a Justiça Dialogal. Teses e Antíteses sobre os Processos de Informalização e Privatização da Justiça Penal. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris, 2002. p. 129-157.

GIL, Antônio. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. Parte Geral. Rio de Janeiro: Ed. Impetus, 2016.

HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento. A Gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Rev. Objetiva, 2004.

HULSMAN, Louk; CELIS, Jacqueline Bernat de. Penas Perdidas. O Sistema Penal em Questão. Trad. Maria Lúcia Karam. Rio de Janeiro: Luam Editora, 1993.

MOORE, Cristopher W. O Processo de Mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos. Trad. Magda França Lopes – 2 edição – Porto Alegre: Ed. Artmed, 1999.

PINTO, Renato Sócrates Gomes. Justiça Restaurativa é Possível no Brasil? In: _____; SLAKMON, Catherine e DE VITTO, Renato Campos Pinto (Org). Justiça Restaurativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2005.

PINTO, Simone Martins Rodrigues. Justiça Transicional na África do Sul: Restaurando o Passado, Construindo o Futuro. Rio de Janeiro, vol.29, n.º 2, julho/dezembro 2007, p. 393-421.

PRANIS, Kay. Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção da Paz: guia do facilitador. Trad. Fátima De Bastiani. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2011.

SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. Mediação interdisciplinar de conflitos: mecanismo apropriado para resolução de conflitos familiares. In: ______ (Org). Mediação de Conflitos. São Paulo: Ed. Atlas, 2013. p. 160-180.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo: Ed. Método, 2008.

ZEHR, Howard. Trocando as Lentes. Um novo foco sobre o crime e a Justiça Restaurativa. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9679/2016.v2i2.1578

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.