SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: PAPEL DO CIDADÃO LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS DE AMARTYA SEN

Beatriz Rolim Cartaxo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central abordar a relação existente entre educação, cidadania e sustentabilidade analisando os fatores que envolvem a função de cada cidadão na sustentabilidade levando em consideração as ideias de Amartya Sen. Elaborou-se uma fundamentação teórica, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto proposto nesse trabalho, base para uma metodologia que envolve a análise conceitual de educação e sustentabilidade ambiental, enfatizando a importância do papel de cada um no alcance da sustentabilidade do meio ambiente. A metodologia deste trabalho foi concretizada através de uma pesquisa exploratória baseada no levantamento de referencial bibliográfico, proporcionando o conhecimento necessário para a conclusão do trabalho. Assim, espera que o trabalho seja de leitura prazerosa e que contribua de maneira construtiva para o aprofundamento do tema.


Palavras-chave


Democracia. Educação. Sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Ana R. Cavalcanti. O Conceito de Hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. In: Revista Lua Nova, São Paulo, n. 80, pp.71 – 96, 2010.

BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos. In: Seminário de Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Forense, 2000.

DAGNINO E. Cultura, cidadania e democracia: a transformação dos discursos e práticas na esquerda latino-americana. Em Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino Americanos: Novas Leituras, (Sônia Alvarez, Evelina Dagnino e Arturo Escobar, orgs.) Editora da UFMG, 2000.

______. Sociedad Civil, Espacios Públicos y Democratización: Brasil. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? Políticas de Ciudadania y Sociedad Civil en Tiempos de Globalización, Daniel Mato e Illia Garcia (coords.), Caracas: UCV, 2004.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, 2003.

Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2017, 17:48:37.

LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.

PAIVA, Ângela M. de Randolpho. Direitos, desigualdade e acesso à universidade. In: Revista O Social em Questão. PUC/Rio, 2010.

SCHNEIDER, Evania. Gestão ambiental municipal: Preservação ambiental e o

desenvolvimento sustentável, 2001. Disponível em: http://www.portalga.ea.ufrgs.br/acervo/ds_art_05.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016, 20:21:39.

SEN, A. KLIKSBERG, B. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEN, Amartya. A Ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

______. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doniselli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2018.v4i2.4665

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.