HARMONIZAÇÃO JURISPRUDENCIAL E ESTABILIDADE DO SISTEMA JURÍDICO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRECEDENTES QUALIFICADOS PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

Mayckerson Alexandre Franco Santos, Pedro Bergê Cutrim Filho, Paulo Sérgio Velten Pereira

Resumo


O presente estudo problematiza a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) nos recursos constitucionais repetitivos e com repercussão geral, mas especialmente na aplicação do incidente de resolução de demandas repetitivas e do incidente de assunção de competência, inserto no Sistema Brasileiro de Precedentes Qualificados (SBPQ). Como hipótese, toma-se que o TJMA vem utilizando os institutos de forma a contribuir para a melhoria da sua prestação jurisdicional e incremento da segurança jurídica. Como objetivo geral, analisa-se o tema dos precedentes, partindo-se de uma abordagem histórica da origem dos precedentes, entremeada por conceitos essenciais ao entendimento do presente trabalho. Passando pela positivação do SBPQ e, ao final, a partir de uma pesquisa quantitativa e exploratória, são abordados aspectos da aplicação dos precedentes no TJMA. A pesquisa desenvolve-se na linha do Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, sendo adotadas as revisões bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos, com análise de conteúdo e proposições críticas. Conclui-se que o TJMA, conquanto não com a amplitude desejada, vem aplicando os institutos trazidos pelo Código de Processo Civil de 2015 (CPC2015), efetivando do princípio da cooperação com a maior participação dos atores processuais em casos isolados, verificando-se potencial para a promoção de maior integridade, coerência e estabilidade de sua jurisprudência, especialmente a partir uma comparação com os tribunais estaduais de médio porte, o que sugestiona que há espaço apto a ser explorado para melhoria da prestação jurisdicional do TJMA.


Palavras-chave


CPC2015; Incidente de assunção de competência; Incidente de resolução de demandas repetitivas; Precedentes qualificados; Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, Cassio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil: procedimento comum, processo nos tribunais e recursos. 9ª ed. v. 2. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

CÂMARA, Alexandre Antônio Franco Freitas. Dimensão processual do princípio do devido processo constitucional. Revista de Estudos e Debates - CEDES, v. 2, n. 2, p. 55-68, 2017.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Levando os padrões decisórios a sério. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2018.

CLEMENTINO, Marco Bruno de Miranda. Centro local de inteligência da Justiça Federal potiguar: legitimidade pelo diálogo. Centro de Inteligência da JFRN. Natal: Escola da Magistratura Federal, v. 5, p. 11-25, 2018.

CRAMER, Ronaldo. Precedentes judiciais: teoria e dinâmica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

DIDIER JR, Fredie; BRAGA, Paula Sarno; DE OLIVEIRA, Rafael Alexandria. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatório, ações probatórias, decisão, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 11ª ed. Salvador: Ed. Jus Podivm, 2016.

DIDIER JR, Fredie; CUNHA, Leonado Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil. Meios de impugnação às Decisões Judiciais e Processo nos Tribunais. 3. Editora Jus Podivm, 13ª ed., 2016.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. São Paulo: Malheiros, 1993.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Súmulas vinculantes. Revista Forense, n. 347/55, jul./set. 1999.

LUNARDI, Fabrício Castagna. Centro de inteligência e sistema de precedentes: o presente e o futuro para a gestão de conflitos. In: O sistema de precedentes brasileiro: demandas de massa, inteligência artificial, gestão e eficiência / coordenadores: Fabrício Castagna Lunardi, Frederico Augusto Leopoldino Koehler, Taís Schilling Ferraz. Brasília: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, 2022. p. 123-150. p 129.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Sistema brasileiro de precedentes: natureza, eficácia, operacionalidade. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2016.

MARINONI, Luiz Guilherme. Aproximação crítica entre as jurisdições de civil law e de common law e a necessidade de respeito aos precedentes no Brasil. Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 49, 2009.

MARINONI, Luiz Guilherme. O STJ enquanto corte de precedentes: recompreensão do sistema processual da Corte Suprema, 2ª ed. São Paulo: RT, 2014.

MARINONI, Luiz Guilherme. Precedentes obrigatórios. 2ª ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MELLO, Patrícia Perrone Campos. O Supremo Tribunal Federal: um Tribunal de Teses. Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 443-467, 2019.

MENDES, Aluisio Gonçalves de Castro; TEMER, Sofia. O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo Código de Processo Civil. Revista de Processo. vol, v. 243, n. 2015, p. 283-331, 2015.

MITIDIERO, Daniel. Precedentes: da persuasão à vinculação. 4. ed. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2021.

FREIRE, Alexandre. Precedentes judiciais: conceito, categorias e funcionalidades. In: NUNES, Dierle; DE CASTRO MENDES, Aluisio Gonçalves; JAYME, Fernando Gonzaga (Ed.). A nova aplicação da jurisprudência e precedentes no CPC/2015: estudos em homenagem à professora Teresa Arruda Alvim. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2017.

REALE, Miguel. Fontes e modelos do direito: para um novo paradigma hermenêutico. São Paulo: Saraiva, 1994.

SANTOS, Evaristo Aragão. Em torno do conceito e da formação do precedente judicial. Direito Jurisprudencial. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 133-201, 2012.

TARUFFO, Michele. Observações sobre os modelos processuais de civil law e de common law. 2003. p. 1001-1021.

TARUFFO, Michele. Precedente e jurisprudência. Trad. Chiara de Teffé. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 3, n. 2, jul.-dez./2014.

VÊNCIO FILHO, Esmar Custódio. Incidente de resolução de demandas repetitivas – novo paradigma de solução das ações de massa e da razoável do processo. Revista ESMAT. Ano 9 –n. 8. Jul. à dez. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2023.v9i2.9943

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.