As Implicações e Consequências Jurídicas da Lei de Improbidade Administrativa: Análise da Atuação da 3º Promotoria de Justiça do MPRN na Comarca de Caicó/RN no Período de 2010 a 2014
Resumo
O presente artigo objetiva analisar e obter dados a respeito da atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte frente às demandas de improbidade administrativa e como ocorre o trâmite dessas ações objetivando verificar se, de fato, a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), é um mecanismo efetivo no combate e repreensão à corrupção. Para tanto foi utilizado o método histórico-dedutivo. Lançou-se mão da pesquisa documental realizada na sede da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caicó/RN, aliados aos dados consultados no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, F. C. M.; PAVIONE, L. dos S. Improbidade Administrativa. Salvador: JusPODIVM, 2010.
CARVALHO, M. Manual de Direito Administrativo. 2. ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.
CARVALHO FILHO, J. dos S. Manual de Direito Administrativo. 23. ed. Rio de Janeiro: L. Juris, 2010.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
FAZZIO JÚNIOR, W. Improbidade Administrativa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
GARCIA, E.; ALVES, R. P. Improbidade Administrativa. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MATTOS, M. R. G. Delação premiada não serve para fins admissibilidade de ação de improbidade administrativa. Rio de Janeiro, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.
MAZZA, A. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 33. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
MELLO, C. A. B. Curso de Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
NICHEL, A. Afinal, o que muda com a lei anticorrupção. Jornal Gazeta do Povo, [S.I], ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2015.
OSÓRIO, F. M. Conceito e tipologia dos atos de improbidade administrativa. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n.50, out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2015.
SANTOS, F. M. de S.; BOLZAN, F. (Org.). Leituras Complementares de Direito Administrativo. 2. ed. Salvador: JusPODIVM, 2010.
SCATOLINO, G.; TRINDADE, J. Manual de Direito Administrativo. 3. ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2016.v2i2.1613
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.