Proteção de Direitos Autorais na Era da Inteligência Artificial: Desafios e Estratégias para o Brasil

Conteúdo do artigo principal

Fabiano Ferreira Lopes
Bruno Augusto Trindade Almada

Resumo

A inteligência artificial é um desafio regulatório para os Estados modernos. Todos buscam o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a proteção de direitos. O objetivo geral desta pesquisa é fornecer perspectivas normativas para a regulamentação da IA pelo Estado brasileiro, já o objetivo específico é investigar se obras criadas por IAs podem ser protegidas por direitos autorais e, em caso afirmativo, determinar quem poderia ser o titular desses direitos. Para alcançar esses objetivos, a análise documental, a análise bibliográfica, o direito comparado e o método dedutivo são as metodologias aplicadas nesta pesquisa. Após uma análise extensiva, conclui-se que as IAs não podem ser titulares de direitos autorais, bem como se constata que a legislação brasileira carece de diretrizes claras sobre o uso de IAs. Como perspectivas de legislação, este estudo sugere as orientações do U.S Copyright Office para o registro de obras feitas com auxílio de inteligência artificial e a regulação baseada em níveis de risco da União Europeia como modelos normativos promissores para futuras regulamentações brasileiras sobre o tema. No que diz respeito à proteção dos direitos autorais, é imprescindível determinar o grau de intervenção humana necessária na criação de uma obra para legitimar a reivindicação de direitos autorais. A ausência de regulamentação torna difícil determinar quem poderia ser considerado o autor, embora se possa afirmar que a máquina não poderia ser titular desse direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA LOPES, Fabiano; TRINDADE ALMADA, Bruno Augusto. Proteção de Direitos Autorais na Era da Inteligência Artificial: Desafios e Estratégias para o Brasil. Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0014/2024.v10i2.10837. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/10837. Acesso em: 18 jul. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiano Ferreira Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisador-líder do Grupo de Estudos sobre Direito, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão e professor adjunto na mesma Universidade. Advogado. Contador. Desenvolvedor Full-Stack PHP/Laravel/JavaScript/TypeScript. 

Bruno Augusto Trindade Almada, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Direito, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão.