A CULTURA DA MARCA E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Josinaldo Leal de Oliveira, Thyago Cezar

Resumo


O estudo do direito do consumidor tem se apresentado sempre de forma fascinante, haja a vista as diversas variáveis que se apresenta para investigação do operador do direito. Já há muito tempo se constata que a marca ganhou destaque como componente do mercado de consumo, sendo responsável pela devida identificação de produtos ou serviços. Sucede que a cultura da marca tem introduzido a possibilidade de grandes discussões no que toca a necessidade de proteção efetiva dos consumidores. A cultura da marca tem sido capaz de ditar condutas e modos de viver dos consumidores em sociedade e isso não pode ficar a margem das reflexões dos consumeristas, na medida em que consumidores muitas vezes estão expostos a um modelo de mercado nocivo. Por certo, o Direito do consumidor ainda tem muito que contribuir para que possamos alcançar um mercado de consumo harmonioso e equilibrado, daí a necessidade do estudo da cultura da marca e seus reflexos no direito do consumidor.


Palavras-chave


Marca; Cultura da marca; Consumidor; Defesa do consumidor.

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, David A. Marcas: Brand Equity - gerenciando o valor da marca; tradução André Andrade. São Paulo: Negócio Editora, 1998.

ALMEIDA, Carla Aparecida de Sousa. Construção e gestão de marcas próprias no grande varejo supermercadista brasileiro: um estudo de caso. Pontifícia Universidade Católica – Administração. São Paulo. 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BEDBURY, S. O novo mundo das marcas: 8 princípios para sua marca conquistar a liderança. Rio de Janeiro. Campus. 2002.

CYPRIANO, Isabel Maria Manini. Consumidores brasileiros de marcas de luxo : Quem são e quais seus valores. Timburi. Cia do Ebook. 2015. Disponível em: Acesso em: 03, jan, 2018

Enciclopédia INTERCOM de comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo. 2010.

GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1998.

HILLER, Marcos. Branding: a arte de construir marcas. São Paulo. Trevisan Editora Universitária. 2012

HOLT, D. Como As Marcas Se Tornam Ícones: Os Princípios do Branding Cultural. Boston: Harvard Business School Press, 2004

KLEIN, Nomi. Sem logo. A tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de janeiro. Record, 2004. Disponível em: Acesso em: 03, jan, 2018

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª ed. São Paulo. Altas. 1999.

MCCRACKEN, G. Chief Culture Officer: como a cultura pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização. São Paulo: ALEPH, 2011.

MOREIRA, Ricardo dos Santos. Revisões nos sistemas de identidade visual corporativa de marcas brasileiras: uma análise crítica. Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2009.

OLIVEIRA, Catarina Parkinson de. Branding Cultural e os Media Sociais: A Cultura Indie e a Urban Outfitters. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre. Universidade Da Beira Interior. Covilhã. 2012.

PEREZ, C. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo. Thomson. 2004

PIMENTA, Joana. Branding Cultural e Comunicação de Marcas de Moda. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre. Universidade Da Beira Interior. Covilhã e Lisboa. 2012.

PINHO, J. B. O poder das marcas. São Paulo. Summus. 1996. SCHMIDT, Lélio Denicoli. A distintividade das marcas: secondary meaning, vulgarização e teoria da distância. São Paulo. Saraiva. 2013.

QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas – como a globalização impõem produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura. 2003.

ROUX, Elyette; LiPOVETSKY, Gilles. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. Thomson Pioneira Learning, 2002.

SCHULTZ. Majken. Esencia de marca. Espanha. LID Editorial Empresarial. 2010

TAVARES, Fred. Gestado da marca: Estatégia e Marketing. Rio de Janeiro. E-papers serviços editoriais. 2003.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 03, jan, 2018.

WEISER, Sarah Banet. A crise e seus efeitos: as culturas econômicas da mudança. Org. Manuel Castells, Gustavo Cardoso e João Caraça. Tradução Alexandra Figueiredo, Liliana Pacheco e Túlia Marques. São Paulo. Paz e terra. 2013.

WHEELER Alina. Design de identidade da marca - 3.Ed.: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. Porto Alegre. Bookman Editora, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2018.v4i1.4393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.