Teletrabalho e Tecnologia: (Re) Adaptações Sociais para o Exercício do Labor

Aires Jose Rover, Juliana Wulfing

Resumo


O tema teletrabalho e as tecnologias abordado neste artigo tem como objetivo demonstrar como a sociedade laboral busca se (re) adaptar a formas diferenciadas de exercício do labor para conjugar o uso das novas tecnologias com as perspectivas de trabalho advindas com o teletrabalho. A sociedade contemporânea exige a adequação dos empregados muito mais individualistas, solitários e desprotegidos que outrora - a um mundo globalizado, que se tornou digital, que convive com a Revolução da Tecnologia da Informação e com a pressão para a flexibilização das Relações de Emprego. O marco teórico adotado para a elaboração do texto foram os estudos de Jack M. Nilles e de Manuel Castells e a metodologia escolhida foi a indutiva - bibliográfica/documental.

 


Palavras-chave


Teletrabalho, Tecnologia, Sociedade, Relação de emprego

Texto completo:

PDF

Referências


BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2011.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

____. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

_____. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa; JORGE NETO, Francisco Ferreira. O fenômeno do teletrabalho: uma abordagem jurídica trabalhista. Âmbito Jurídico, Rio Grande, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2013.

CIPOLLA, Carlos M. História econômica da Europa pré-industrial. Lisboa: Edição 70, LDA, 1974.

COSTA, Isabel de Sá Affonso da. Teletrabalho: subjugação e construção de subjetividades. RAP, Rio de Janeiro, v. 41, n. 1, p. 105-124, jan./fev. 2007. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

GAUTHIER, Christine; DORIN, Philippe. Le guide pratique du télétravail. Paris: Le Edicions d´Organisation, 1997.

GEWIRTZ, David. A empresa flexível: como reivindicar sua empresa, aproveitar seus pontos fortes e prosperar em um mundo em constante mudança. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

HUGON, Paul. História das doutrinas econômicas. São Paulo: Atlas, 1969.

JARDIM, Carla Carrara da Silva. O teletrabalho e suas atuais modalidades. São Paulo: LTr, 2004.

KOLLER, Carlos Eduardo; VILLATORE, Marco Antônio César. A Consolidação das Leis do Trabalho e a globalização: institutos em crise e os impactos na sociedade hegemônica e capitalista brasileira. In: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa; VILLATORE, Marco Antônio César. CLT 70 anos de consolidação. Uma reflexão social, econômica e jurídica. São Paulo: Atlas, 2013.

KUGELMASS, Jack. Teletrabalho: novas oportunidades para o trabalho flexível. São Paulo: Atlas, 1996.

MELLO, Alvaro. Teletrabalho (telework): o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

MOORCROFT, Sheila; BENNETT, Valerie. (Adapt.). European guide to teleworking: a framework for action. Irlanda: European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, 1995.

NILLES, Jack M. Fazendo do teletrabalho uma realidade: um guia para telegerentes e teletrabalhadores. São Paulo: Futura, 1997.

PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SANTOS. Boaventura de Souza. Prefácio. In: ______. (Org.). Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SILVA, Luiz de Pinho Pedreira. O teletrabalho. Revista LTr, São Paulo, v. 64, n. 5, maio 2000.

SOBRATT – SOCIEDADE BRASILEIRA DE TELETRABALHO E TELEATIVIDADES. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2013.

SPRITZER, Tiago. Uma análise empírica-exploratória acerca do impacto do teletrabalho na carreira do teletrabalhador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Fundação Getúlio Vargas – FGV, Rio de janeiro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2013.

TOFFLER, Alvin. A empresa flexível. Rio de Janeiro: Editora Record, 1985.

TOMÁS, João. Análise e benchmarking de plataformas tecnológicas de suporte a ambientes de teletrabalho. 2006. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2013.

TROPE, Alberto. Organização virtual: impactos do teletrabalho nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1999.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. São Paulo: Cutrix, 1950. p. 31.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0049/2015.v1i1.71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.