LEI 13.709/18 – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E OS REFLEXOS NO CAMPO DA PESQUISA CLÍNICA

Cláudia Mietlicki Nunes

Resumo


O presente ensaio propõe a análise se serão necessárias adequações nos hospitais brasileiros que realizam pesquisa clínica a fim de atenderem as novas regras que passarão a valer com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018), que vigorará a partir de 2020. O artigo visa identificar, no âmbito da lei 13.709/18 os aspectos relevantes que interferem nos procedimentos adotados atualmente para coleta, armazenamento, transferência e manipulação dos dados dos pacientes/titular que participam de pesquisas clínicas, bem como identificar os possíveis conflitos entre as leis em vigor, os regulamentos administrativos e a LGPD. Por fim, pretende verificar se as novas exigências trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados irão impactar significativamente na realização de pesquisas clínicas podendo dificultar ou inviabilizar o seu desenvolvimento no país. A pesquisa foi realizada em fases distintas. Primeiro uma análise crítica sobre a nova legislação para evidenciar possíveis situações de conflito com as demais leis em vigor que versarem sobre a proteção de dados no âmbito das pesquisas clínicas. Num segundo momento, mediante a produção de conclusões de impacto junto à sociedade, para a propositura de ações que possam auxiliar a resolução de conflitos identificados em concreto.


Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. A condição humana.12 edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

____. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das letras, 1999.

DOMINGUES, Ivan. Biotecnologias e regulações: desafios contemporâneos. Belo Horizonte:Editora UFMG,2018.

FERRY, Luc. A nova ordem ecológica: A árvore, o animal e o homem. Rio de Janeiro, Difel, 2009.

____. VINCENT, Jean-Didier. O que é Ser Humano. Sobre os princípios fundamentais da filosofia e da biologia. Petrópolis, Editora Vozes, 2011.

____. A revolução transumanista. Tradução de Éric R. R. Heneault. –Barueri, SP:Manole, 2018.

FONSECA, Lilian Simone Godoy. Biotecnologias: novos desafios e novas responsabilidades à luz da ética de Hans Jonas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

____. O futuro da natureza humana. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LINDEN, Rafael. Genes contra doenças: terapia gênica: uma nova era na genética. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2008.

NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da Justiça. Deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

PEREIRA, Paula Moura Francesconi de Lemos. Responsabilidade civil nos ensaios clínicos. Indaiatuba, SP:Editora Foco, 2019.

SANDEL, Michael J. Contra a Perfeição: Ética na era da engenharia genética. Tradução: Ana Carolina Mesquita. 2ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0049/2019.v5i2.5992

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.