ENTRE LIBERDADE E SEGURANÇA: PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DOS FUNDAMENTOS POLÍTICO-CONSTITUCIONAIS DO ESTADO A PARTIR DE THOMAS HOBBES

Conteúdo do artigo principal

Silvagner Andrade de Azevedo
Alexandre de Castro Coura

Resumo

Partindo da tensão entre segurança e liberdade, cada vez mais presente no cenário político-constitucional contemporâneo, o presente artigo propõe uma discussão sobre questões subjacentes à soberania do Estado e às liberdades individuais. Para tanto, analisa os fundamentos político-constitucionais do Estado-Leviatã na teoria contratualista de Thomas Hobbes. Investiga a progressão filosófica utilizada por Hobbes para fundamentar o Estado a partir da necessidade de um contrato, o que envolve o estudo da natureza humana, sua condição no estado de natureza e a necessidade de criação, por convenção, de um corpo político. Expõe a caracterização e a natureza da soberania do Estado e os fundamentos constitucionais decorrentes desse poder soberano. Conclui que os fundamentos político-constitucionais do Estado-Leviatã, na proposta de Thomas Hobbes, projetam-se ainda hoje como respostas a questões contemporâneas nas quais há restrição de liberdades individuais em prol da segurança viabilizada pela soberania estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AZEVEDO, Silvagner Andrade de; COURA, Alexandre de Castro. ENTRE LIBERDADE E SEGURANÇA: PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DOS FUNDAMENTOS POLÍTICO-CONSTITUCIONAIS DO ESTADO A PARTIR DE THOMAS HOBBES. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 37, n. 14, p. 436–460, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2024.v37i14.8543. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/8543. Acesso em: 14 dez. 2025.
Seção
PARTE GERAL
Biografia do Autor

Silvagner Andrade de Azevedo, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória. Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Vitória. Professor nos cursos de graduação na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública.

Alexandre de Castro Coura, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade de Direito de Vitória. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.

Referências

BARAQUIN. Noëlla; LAFFITTE, Jacqueline. Dicionário de filósofos. Lisboa: Edições 70, 2000.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2020.

CHEVALLIER, Jean-Jacques; GUCHET, Yves. As grandes obras políticas: de Maquiavel à actualidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 2004.

CORCUFF, Philippe. Filosofia política. Lisboa: Publicações Europa-América, 2000

CREVELD, Martin Van. Ascenção e queda do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

FIORAVANTI, Maurizio. Constitución: de la Antigüedad a nuestros días. Madrid: Editorial Trotta, 2011.

GASTIN, J. C. A. Introdução. In: HOBBES, Thomas. Os elementos da lei natural e política. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOYARD-FABRE, Simone. Os princípios filosóficos do direito político moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HOBBES, Thomas. Leviatã. 4. ed. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009.

________. Os elementos da lei natural e política. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

POGREBINSCHI, Thamy. Thomas Hobbes. In: Dicionário de Filosofia do Direito. Coord. Vicente de Paulo Barreto. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: Os clássicos da política. Org. Francisco C. Weffort. 14. ed. São Paulo: Ática, 2006.

SABINE, George H. História das teorias políticas. 1º vol. São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1964.

SKINNER, Quentin. Hobbes e a liberdade republicana. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

TOUCHARD, Jean. História das ideias políticas. 8º vol. São Paulo: Publicações Europa-América, 1959.

VASCONCELOS, Sandra Guardini. Robinson Crusoe no Atlântico Sul. Posfácio. In: DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

VILLEY, Michel. O direito e os direitos humanos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

WARBURTON, Nigel. Grandes livros de filosofia. Lisboa: Edições 70, 2013.

WEBER, Dominique. Thomas Hobbes. In: História da Filosofia. Coord. Jean-François Pradeau. Alfragide: Dom Quixote, 2010.