A CRISE FINANCEIRA DE 2008 E OS NOVOS FLUXOS MIGRATÓRIOS ITALIANOS PARA MINAS GERAIS

Maria Rosaria Barbato, Maria Antonieta Fernandes, Lívia Maria Dutra

Resumo


O tema das migrações envolve uma série de complexidades, pois o ato de migrar se interrelaciona com diversas outras atividades e fenômenos com os quais se imbrica continuamente, a partir das diversas relações que os migrantes estabelecem entre si e com o ambiente que os circunda enquanto formam os chamados fluxos migratórios. Consideradas essas complexidades, este artigo trata do tema das migrações italianas para Minas Gerais, relacionando-o com a crise financeira de 2008,  apresentando uma síntese dos resultados da pesquisa “Crise, trabalho e novos fluxos migratórios: mapeamento de perfis e ações na imigração entre Itália e Brasil, a partir da crise econômica, política e social de 2008”, apresentada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, como exigência pelo financiamento de Pesquisa científica, no período de março de 2016 a junho de 2021, por professores e alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.


Palavras-chave


Crise financeira de 2008. Imigrantes italianos. Minas Gerais.

Texto completo:

PDF

Referências


AVRITZER, Leonardo; MARONA, Marjorie. “A Tensão entre Soberania e Instituições de Controle na Democracia Brasileira”. Dados [online]. 2017, vol.60, n.2, pp.359-393.

BARROS, C. Reis. Trabalho e território de haitianos na região metropolitana de Belo Horizonte: precariedade e resistência. São Paulo: Universidade de São Paulo, Tese de Doutoramento, 2017.

DAVANZATI, Guglielmo Forges; GIANGRANDE, Nicolò. A crise econômica italiana e a proposta do estado como inovador de primeira instância. RBEST: Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho, v. 1, p. e019004-e019004, 2019.

FAUSTO, Boris (Org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América-Latina. São Paulo: EDUSP, 2000.

GOMES, Angela de Castro. Imigrantes Italianos: entre a italianità e a brasilidade. In: Brasil: 500 anos de povoamento/ IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 163

PADILHA; RAMOS; et al. “A responsabilidade do pesquisador ou sobre o que dizemos acerca da ética em pesquisa”. In: Texto Contexto Enferm. 2005 jan-mar; 14(1):96-105.

PAVOLINI, Emmanuele; RAITANO, Michele. L'Europa mediterranea fra diritti sociali e crisi economica: il welfare state ai tempi dell'austerità: un'introduzione. L'Europa mediterranea fra diritti sociali e crisi economica: il welfare state ai tempi dell'austerità: un'introduzione, p. 9-30, 2015.

PEREIRA, Ligia Maria Leite; FARIA, Maria Auxiliadora de; BRANDÃO, Lena. Minas/Itália: um encontro cultural. Itaúna: Edição da Associação Universo Cultural e Assistencial, 2012.

RIBEIRO, Juliana Carvalho. “Novos espaços da imigração Boliviana no Brasil: perfil e tendências de inserção laboral em Belo Horizonte”. Anais da reunião da ABEP. 2019.

SINGER, Paul. O combate à crise pelo governo federal. Disponível em Acesso em: 20 abr. 2021.

TRENTO, Ângelo. Do outro lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. [S.l.]: Livraria Nobel, 1989.

UEBEL, Roberto Rodolfo Georg. “Perfil imigratório no Brasil nos censos de 2000 e 2010”. Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Rio de Janeiro. Porto Alegre: Editora Letra1; Rio de Janeiro: REBRAGEO, 2014.

SITES CONSULTADOS

BRASIL. IBGE. Território brasileiro e povoamento. Disponível em:

BUZATTI, Dauro José. “Raízes italianas em São João Del-Rei”. Disponível em:

G1 –

HERÉDIA, V. B. M., ROMANA, G. – Fontes diplomáticas: documentos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul, RS: Edusc, 2016. Disponível em :

Migração no Mundo. Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século XX. Disponível em: . Acesso em: 06 maio, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v30i11.8490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.