OS DESAFIOS DO SISTEMA DE PRECEDENTES JUDICIAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO À LUZ DA TEORIA DA INTEGRIDADE DE RONALD DWORKIN

Francisco Victor Vasconcelos, Renata Albuquerque Lima, Ana Clébia Rodrigues

Resumo


O presente artigo detém o intuito de analisar a implementação do sistema de precedentes judiciais adotado pelo Brasil no Novo Código de Processo Civil, diante da teoria de Ronald Dworkin. O Brasil historicamente adota o sistema denominado de Civil Law, o qual adota a lei como fonte principal do Direito, dando ao precedente judicial um caráter secundário e não vinculante. Ante a nova atualização legislativa do Código de Processo Civil de 2015, que vislumbra a adoção de um sistema de precedentes, o Brasil deve superar diversas dificuldades para adequar este sistema ao ordenamento jurídico, pois a maior dificuldade provém do fato da ausência de costume ao observar os precedentes como fonte do Direito. O texto faz uma análise sobre os sistemas judiciais de Civil Law e Common Law trazendo a diferença entre os sistemas e as fontes do Direito que cada um adere, bem como disserta sobre as teorias relativas à Interpretação e Integridade de Ronald Dworkin. Por fim, investiga as alterações legislativas no Código de Processo Civil, bem como a fundamental importância das teorias de Dworkin para implementar no Brasil de maneira correta o sistema de precedentes judiciais. A metodologia utilizada foi o método indutivo de abordagem e o método de procedimento foi o método monográfico. As fontes de pesquisa utilizadas foram as mais diversificadas, tais como livros, artigos, pesquisas em sites, consulta de outras monografias, consulta de tese de mestrado e jurisprudências

Palavras-chave


Fontes do Direito. Sistema de Precedentes Judiciais. Código de Processo Civil de 2015. Teoria da Integridade. Ronald Dowrkin.

Texto completo:

PDF

Referências


BUSTAMANTE, Thomas da Rosa de. Princípios, regras e conflitos normativos: uma nota sobre a superabilidade das regras jurídicas e as decisões contra legem. In: Revista Direito, Estado e Sociedade. n. 37. P. 152-180. 2010.

__________. Teoria do Precedente Judicial: a justificação e a aplicação de regras jurisprudenciais. São Paulo: Noeses, 2012.

COURA. Alexandre de Castro; ZANOTTI Bruno Taufner. (Pós)Positivismo Jurídico e a Teoria Do Direito como Integridade de Ronald Dworkin. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará. Ceará. v. 34 n. 2 (2014): jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/nomos/article/view/1215. Acessado em 15 de março de 2020.

DUXBURY, Neil. The nature and anthority of precedent. Cambridge: Havard University Press, 2008.

DWORKIN, Ronald. A Justiça de Toga. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

__________. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

__________. Uma Questão de Princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

__________. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LIMA FILHO, Eduardo Neves. O uso dos precedentes judiciais no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

LOSANO, Mário G. Os grandes sistemas jurídicos: introdução aos sistemas jurídicos europeus e extra-europeus. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MACCORMICK, Neil. Argumentação jurídica e teoria do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

__________. Legal Reasoning and Legal Theory. Oxford: Clarendon University Press, 2003.

__________. Pratical Reason in law and morality. Oxford: Clarendon University Press, 2008.

MARINONI, Luiz Guilherme. A ética dos precedentes: justificativa do novo CPC. São Paulo: Revista dos Tribunais: 2014.

__________. Precedentes Obrigatórios. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MARINONI, Luiz Guilherme (Org.). A força dos precedentes: estudos dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito Processual Civil da UFPR. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2012.

MAUÉS, Antônio Moreira. Jogando com os Precedentes: Regras, Analogias, Princípios. Revista de Direito da Fundação Getúlio Vargas – FGV. São Paulo: Jul/Dez 2012.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

SCHAUER, Frederick. Playing by the Rules. Oxford: Clarendon Press, 1991.

__________. Thinking Like a Lawyer. Cambridge: Havard University Press, 2009.

STRECK, Lênio Luiz; ABBOUD, Georges. O que é isto – o precedente judicial e as súmulas vinculantes. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013. Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça | e-ISSN: 2525-9814 | Brasília | v. 3 | n. 1 | p. 53 – 74 | Jan/Jun. 2017. 74

_____________. O novo Código de Processo Civil (CPC) e as inovações hermenêuticas O fim do livre convencimento e a adoção do integracionismo dworkiniano. Revista de informação legislativa, v. 52, n. 206, p. 33-51, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/512448. Acesso em 15 de março de 2020.

______. Supremo Tribunal Federal. Acompanhamento processual. Reclamação Constitucional 4.335/AC. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=630101. Acesso em: 10 de abril de 2020.

TUCCI, José Rogério Cruz e. Precedente Judicial como fonte do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord). Direito Jurisprudencial. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2012.

ZANETI JR, Hermes. O valor vinculante dos precedentes. Salvador: JusPodivm, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2022.v8i2.9384

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-012X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.