OBRIGAÇÃO ERGA OMNES E O ACERVO DECISÓRIO DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA EM MATÉRIA AMBIENTAL APLICANDO O DIREITO INTERANCIONAL NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Conteúdo do artigo principal

Raphael Vieira da Fonseca Rocha
Fernando López Rangel
Iandra Rezende Silva

Resumo

A proteção ao meio ambiente é comumente pauta em diversos debates nos foros multilaterais hodiernos. Em um cenário guiado pelo desenvolvimentismo a todo custo, com reforço da ideia clássica de soberania dos Estados na última década, os danos ambientais são cada vez mais comuns. Nesse sentido, toda proposta que ofereça mais instrumentos para a proteção ambiental é bem-vinda. O presente artigo tem por objetivo examinar dois aspectos. Primeiramente, a obrigação erga omnes como importante instrumento para ampliação da legitimação dos Estados na propositura de medidas judiciais em Cortes internacionais contra os Estados violadores da obrigação internacional de proteção ambiental. Em segundo lugar, a tendência da Corte Internacional de Justiça em reconhecer o meio ambiente como um valor intrínseco, dotado de regras e princípios próprios, que muitas vezes não necessitam estar presentes em fontes escritas para que sejam invocados pelos Estados lesados e não lesados. Assim, com uma ampliação da legitimação ativa e um conjunto normativo próprio, o direito internacional como um todo e o direito internacional ambiental tem muito a somar em matéria de proteção do meio ambiente.


Palavras-chave: Direito Internacional Ambiental; Corte Internacional de Justiça; Obrigação Erga Omnes; Proteção ao Meio Ambiente; Direito Internacional Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VIEIRA DA FONSECA ROCHA, Raphael; LÓPEZ RANGEL , Fernando; REZENDE SILVA , Iandra. OBRIGAÇÃO ERGA OMNES E O ACERVO DECISÓRIO DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA EM MATÉRIA AMBIENTAL: APLICANDO O DIREITO INTERANCIONAL NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. Revista Brasileira de Direito Internacional, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2024.v10i2.10955. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/direitointernacional/article/view/10955. Acesso em: 18 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando López Rangel , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando em Direito Internacional no PPGD da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista CNPQ e pesquisador na Fundação Casa de Rui Barbosa. Advogado.

Iandra Rezende Silva , Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Graduanda em Direito no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).