CRIMES DE RACISMO E INJÚRIA RACIAL NO ESTADO DE GOIÁS UM PANORAMA DO PERÍODO DE 2019 A 2023
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo evidenciar os crimes de racismo e injúria racial no estado de Goiás no intervalo 2019 - 2023. A perspectiva de racismo adotada é de que ele é estrutural e cultural, sendo o Direito parte dessa estrutura. O percurso metodológico é assentado na abordagem quali-quantitativa e na pesquisa do tipo documental e foi desenvolvido em duas etapas: a) Estudo do site Fórum Brasileiro de Segurança Pública – foram coletados os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e complementado com os dados do Atlas da Violência; b) Levantamento dos boletins de ocorrência dos casos de racismo e injúria racial entre 2019 a 2023 no estado de Goiás – os dados foram solicitados por meio do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão. Os resultados apontam crescimento exponencial das práticas racistas saltando de 580 registros em 2019 para 1044 em 2022. A maior parte dos registros foram tipificados como injúria racial, indo ao encontro de discussões acerca da tipificação precária dos crimes de racismo. Ao longo dos anos, o registro de Boletim de Ocorrências tem se avolumado na Região Metropolitana de Goiânia, na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno e no Sudoeste Goiano. Por fim, espera-se que ao dar visibilidade aos dados eles possam contribuir para que as pessoas envolvidas na estrutura política municipal e estadual vejam a urgência do debate antirracista no estado e que projetos como o Pacto Goiás sem Racismo não figure apenas nas normativas jurídicas.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html