“SOB A MALDIÇÃO DE CAIM”: HISTÓRIA DE VIDA NAS IMIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS EM SÃO PAULO

Conteúdo do artigo principal

Claudia Moraes Souza

Resumo

Neste artigo analisamos um caso específico de tráfico internacional de pessoas e todo o processo de reestruturação da vida social de uma imigrante laboral em São Paulo/Brasil. Tendo por base metodológica a história oral, mais especificamente a história de vida, desvendamos a dimensão individual, cotidiana e particular da experiência de um sujeito, sem deixar de observá-la pelo paradigma histórico-estrutural, que envolve, na cidade de São Paulo, a reorganização da indústria têxtil e o tráfico internacional de pessoas para o trabalho degradante ou escravo. Apontamos que a imigração laboral se constitui como um fato duplo, primeiro porque articula o indivíduo ao coletivo compondo-se de elementos do tempo histórico-estrutural da globalização da produção. Segundo, indicando que, a luta pelo direito à cidade e pelos direitos humanos é o elemento central da sobrevivência do sujeito deslocado, que, no caso analisado se tornou sujeito de uma luta política pela conquista de direitos que envolvem a efetivação dos direitos sociais e humanos: desde o direito à liberdade e ao trabalho decente, até o direito à educação, moradia, ao lazer e à convivência democrática no território em que decidiu viver e trabalhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, C. M. (2017). “SOB A MALDIÇÃO DE CAIM”: HISTÓRIA DE VIDA NAS IMIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS EM SÃO PAULO. Revista De Direito Brasileira, 17(7), 154–164. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2017.v17i7.3178
Seção
PARTE GERAL
Biografia do Autor

Claudia Moraes Souza, Universidade Federal de São Paulo Diversitas/USP

Professora Doutora Adjunta da UNIFESP, Campus Osasco, desde 2013. Professora da Pós Graduação Interdisciplinar "Humanidades, Direitos e outras Legitimidades" do Diversitas/USP desde 2012. Historiadora . Autora dos livros "Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo" da Editora Loyola e " Pelas Ondas do Rádio : Camponeses, Cultura Popular e o rádio nos anos de 1960" da Editora Alameda. Experiência de pesquisa em temas que se interseccionam aos Estudos Culturais e ao debate das relações Estado e Sociedade Civil no Brasil, com foco na interação entre atores sociais e instituições políticas. Estuda a temática dos movimentos sociais , resistências culturais, imigrantes contemporâneos,organizações políticas e participação popular.

Referências

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
PATARRA, N. L. Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais. Caderno Estudos Avançados da USP, (57) [volume 20], 2006.
SARAMAGO, J. Caim. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2006.
SASSEN, S. Territory, Authority, Rigths. Princeton: University Press, 2008.
SAYAD, A. A Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Editora EDUSP,1998.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a maldição de Adão. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [2ª ed.], 1998.