ASPECTOS DA TEORIA DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DELIMITAÇÃO NA ESFERA DA FUNDAMENTALIDADE MATERIAL

Régis Willyan da Silva Andrade

Resumo


O conceito de legitimidade que vem sendo formado desde a Política de Aristóteles ao questionar a virtude em obedecer aos comandos conduzindo à alma, introduz no cenário jurídico-político a legitimidade como cerne de sustentação do regime democrático, do sistema jurídico bem como da atuação da Administração Pública. Para isso, ocorreram grandes transformações tanto no Estado constitucional desde sua concepção liberal até a atual conjuntura  democrático  deliberativa  quanto  na  conquista  dos  direitos  e  garantias fundamentais. Desta forma, por meio da cooperação entre os cidadãos, poderá se verificar como o Poder Judiciário e a Administração Pública atuam como fiscais da aplicação do texto constitucional bem como da solução de conflitos de interesses público versus interesses privado, sem que haja a priori a prevalência de quaisquer deles, utilizando-se como critério a ponderação no caso concreto sempre que houver necessidade de restrição de um em face do outro, com a aplicação desta cooperação dos cidadãos que serão diretamente afetados por meio da teoria da democracia deliberativa.


Palavras-chave


Administração pública, Direitos fundamentais, Democracia deliberativa

Texto completo:

PDF

Referências


BINENBOJIM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BOBBIO, Norberto. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992

. Liberalismo e Democracia. 6. ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra: Coimbra ed., 1994.

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva. Rio de Janeiro: Lumes Juris,

CUNHA, Paulo Ferreira. Constituição, Direito e Utopia - Do Jurídico-constitucional nas

Utopias Políticas. Coimbra: Coimbra, 1996.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria geral dos Direitos Fundamentais. 3. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011

DWORKIN, Ronald. Equality, Democracy and Constitution: We the people in court, in

Alberta Law Review, 28. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

. O Império do Direito. Ronald. O Império do Direito. trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça pós-socialista. In: SOUZA, Jessé (org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: UNB, 2001.

HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de

Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

. Direito e Democracia: entre Faticidade e Validade. 2. ed. rev. Trad. Flávio Beno

Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. V. 1

KELSEN, Hans. A democracia. (Trad.). Ivone Castilho Benedetti. et al. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

. Teoria pura do direito. Trad, João Batista Machado. 6. ed. São Paulo: Martins

Fontes, 1998.

KRELL, Andréas J. Controle judicial dos serviços públicos básicos na base dos Direitos Fundamentais sociais. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). A Constituição concretizada: construindo pontes entre o público e o privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.

NETO, Claudio Pereira de Souza. Teoria Constitucional e Democracia Deliberativa: um estudo sobre o papel do direito na garantia das condições para a cooperação na deliberação democrática. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

RAWLS, John. O Liberalismo político. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ática,

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos direitos fundamentais. 2. ed. rev. Atual. Porto

Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SCHOLLER, Heinrich. Constituição e direito no processo da globalização: a transição do estado social e da economia planificada para uma economia de mercado. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Direitos Fundamentais sociais: estudos de direito constitucional internacional e comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

SILVA, José Afonso. Aplicabilidade das normas constitucionais. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

STRECK, Lênio Luiz. O papel da jurisdição constitucional na realização dos direitos sociais fundamentais. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Direitos Fundamentais sociais: estudos de direito constitucional internacional e comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

TORRES, Ricardo Lobo. A Cidadania Multidimensional na Era dos Direitos, in Teoria dos

Direitos Fundamentais (obra coletiva), São Paulo: Renovar, 1999.

. TORRES, Ricardo Lobo. A jusfundamentalidade dos direitos sociais. Revista de Direito da Associação dos Procuradores do Novo Estado do Rio de Janeiro, v. XII, 2003, p.356; Id. A metamorfose dos direitos sociais em mínimo existencial. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Direitos Fundamentais sociais: estudos de direito constitucional, internacional e comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-961X/2015.v1i1.141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Teoria Constitucional , Florianópolis (SC), e-ISSN: 2525-961X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.