John Rawls: breves noções de consenso sobreposto e a democracia deliberativa

Conteúdo do artigo principal

Roberto Alcântara de Oliveira Araújo
Flávia Moreira Guimarães Pessoa

Resumo

Diante da carga axiológica do conceito de direito e justiça, cabe ao operador do direito encontrar referenciais teóricos sólidos que explicitem os princípios, valores e ideais que são caros a dada comunidade em suas condutas políticas e jurídicas, legitimando a própria Constituição e a ordem jurídica como um todo. Encontramos em John Rawls, mediante sua teoria da justiça como equidade e do liberalismo igualitário, o reconhecimento da existência de um pluralismo de doutrinas religiosas, filosóficas e morais na sociedade, decerto incompatíveis entre si, mas reduzíveis na revelação do consenso fundamental, capazes  de convencer a sociedade, por meio de fundamentos que justifiquem as escolhas sociais. Este artigo objetiva chegar a conclusões, apontando que o conceito de democracia representa mais do que a simples regra majoritária e que o Poder Público busca sua legitimidade na força argumentativa, mediante um processo justo e participativo, com o desiderato da efetividade dos direitos fundamentais e da promoção do Estado Democrático de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, R. A. de O., & Pessoa, F. M. G. (2017). John Rawls: breves noções de consenso sobreposto e a democracia deliberativa. Revista De Teorias Da Justiça, Da Decisão E Da Argumentação Jurídica, 3(2), 22–36. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2017.v3i2.2380
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roberto Alcântara de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado Sergipe, titular da Comarca de Itabaianinha, SE. Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2001), especialização em Direito Civil pela Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (2004) e em Processo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2005). Professor Convidado do Curso de especialização em Direito Civil e Processo Civil da Universidade Tiradentes - UNIT, em Aracaju, Sergipe. Atualmente exercer o cargo de Vice-Presidente Secretário Geral da Associação de Magistrados de Sergipe - AMASE, no biênio 2016/2017. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Direito - Prodir da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Flávia Moreira Guimarães Pessoa, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1997), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2004), doutorado em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia e Pós Doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. É professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, Professora da Universidade Tiradentes, ITP e Fanese. Professora do mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe, professora do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT. Membro do Conselho Editorial da Revista Diké, do mestrado em Direito da UFS. É, ainda, juíza do trabalho - Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20 Região. Atua principalmente nas áreas de Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

Referências

ALEXY, Robert. Balancing, constitutional review and representation. Oxford University Press, 2005. Disponível em: <http://icon.oxfordjournals.org/content/3/4/572.full.pdf>. Acesso em 05 jun. 2016, 16:38:00.

________. Constitucionalismo discursivo [Tradução: Luís Afonso Heck]. 4. ed. rev. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

BARBOSA, Paulo Roberto Fonseca. O poder complementar dos juízes: instrumentos para o controle da expansão penal. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2015.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo mundo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

________, O controle de constitucionalidade no direito brasileiro : exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. 6. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 08 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

COSTA, Alexandre Araújo. Direito e método: diálogos entre a hermenêutica filosófica e a hermenêutica jurídica [Tese de doutorado]. Brasília: UNB, 2010.

Disponível em: <http://dominiopublico.mec.gov.br/download/teste/arqs/cp149009.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2016, 08:45:00.

GODOY, Miguel Gualano de. Constitucionalismo e democracia: uma leitura a partir de Carlos Santiago Nino e Roberto Gargarella. São Paulo: Saraiva, 2012.

HESSE, Konrad. A força normativa da constituição [Tradução: Gilmar Ferreira Mendes]. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

MARINONI, Luiz Guilherme. A ética dos precedentes: justificativa do novo CPC. 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

MENDES, Conrado Hübner. Direitos fundamentais, separação de poderes e deliberação. São Paulo: Saraiva, 2011.

OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ferreira de. O estado constitucional solidarista: estratégias para sua efetivação. In MARTINS, Ives Gandra da Silva; MENDES, Gilmar Ferreira; NASCIMENTO, Carlos Valder de [coords.]. Tratado de direito constitucional, v. 1. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça [Tradução: Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves]. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

________. O liberalismo político [Tradução: Dinah de Abreu Azevedo]. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

________, The idea of an overlapping consensus. Oxford University Press, 1987. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/764257>. Acesso em 09 abr. 2013, 19:29:00.

SAMPAIO, José Adércio Leite. Teoria da constituição e dos direitos fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2013.

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e hermenêutica: uma nova crítica do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

VELOSO, Carlos Mário da Silva. Da jurisdição constitucional ou do controle de constitucionalidade. In MARTINS, Ives Gandra da Silva; MENDES, Gilmar Ferreira; NASCIMENTO, Carlos Valder de [coords.]. Tratado de direito constitucional, v. 1. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.