O Multiculturalismo como Filosofia Política: Caminhos para uma Justiça Social

Adinan Rodrigues da Silveira, Augusto Moutella Nepomuceno

Resumo


O trabalho se refere ao estudo da doutrina da filosofia política denominada multiculturalismo. A necessidade de compreender a sociedade contemporânea, fez com que se optasse por investigar as teorias que fundamentam as principais reivindicações formuladas pelos grupos vulneráveis ou minoritários. O problema que se pretende responder é: Como garantir a aplicação dos direitos fundamentais numa sociedade plural, reconhecendo as particularidades de grupos minoritários e promovendo ações para se alcançar a igualdade material? A hipótese é de que o multiculturalismo traz a possibilidade de refletir sobre essas questões e oferece um novo olhar para enfrentar os conflitos sociais do século XXI.


Palavras-chave


Multiculturalismo;Direito de minorias;Liberais;Comunitários;Políticas de reconhecimento

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETTO, Vicente de Paulo(Coord.). Dicionário de filosofia. São Leopoldo: UNISINOS,2009.

BARROSO, Luiz Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalização do Direito. (O Triunfo Tardio do Direito Constitucional no Brasil). Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado (RERE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, no. 9, março/abril/maio, 2007. Disponível:http://www.direitodoestado.com.br/artigo/luis-roberto- barroso/neoconstitucionalismo-e-onstitucionalizacao-do-direitoo-triunfo-tardio-do-direito- constitucional-no-brasil. Acesso em: 10 dez. de 2015.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de politica. V.2. 7.ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justiça social: Elementos da filosofia contemporânea. 4ª.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

KROHLING, Aloísio. Os direitos humanos na perspectiva da antropologia cultural. Revista de direitos e garantias fundamentais, Vitória,n°3, jul./dez., 2008.

LOIS, Cecília Caballero. Justiça e democracia: entre o universalismo e o comunitarismo. São Paulo: Landy Editora, 2005.

NOBRE, Marcos. (org.). Curso livre de teoria crítica. 3.ed. Campinas: Papirus, 2013.

OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades de (org.). Faces do multiculturalismo: teoria – política – direito. Santo Ângelo: EDIURI, 2007.

_________________, José Alcebíades de. Multiculturalismo: O olho do furacão no direito pós-moderno. Revista de Direitos Culturais, v.1, n.1, Dez 2006. Disponível em:http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/direitosculturais/article/viewArticle/121. Acessado em 10 de jan. 2016.

PIRES, Thula Rafaela de Oliveira. Criminalização do racismo: entre a política de reconhecimento e o meio de legitimação do controle social dos não reconhecidos. Tese de doutorado – PUC-Rio. Orientadora. Gisele Cittadino. 2013.

ROCHA, Carmem Lúcia Antunes. Ação afirmativa: O conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Revista de informação legislativa, Brasília, n.131, 1996.

ROSAS, João Cardoso (org.). Manual de filosofia política. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SARMENTO, Daniel; IKAWA, Daniela; PIOVESAN, Flávia (Coord). Igualdade, diferença e direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

SEMPRINI, Andreia. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 10. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

TAYLOR, Charles. Argumentos Filosóficos. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 2000.

_______________. O debate liberais-comunitários: a necessidade de uma fusão cultural pemanente. Palestra proferida no Instituto Humanista Unisinos, em 24/04/2013. Texto de Márcia Junges. Disponível em:http://www.ihu.unisinos.br/noticias/519584-charles-taylor-e-o-debate- liberais-comunitarios-a-necessidade-de-uma-fusao-cultural-permanente. Acessado em: 10 dez. de 2015.

WALZER, Michel. Da Tolerância. Tradução Almiro Pisseta. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

YOUNG, Iris Marion. Justice and the politics of differenc. New Jersey: Princeton University Press, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2016.v2i1.1144

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.