Hans Jonas: O Princípio Responsabilidade, os Limites da Pesquisa (?) E as nanotecnologias

Patricia Santos Martins, Wilson Engelmann

Resumo


O estudo pretende realizar a leitura do princípio responsabilidade e o novo modelo ético narrado por Hans Jones ao contexto das nanotecnologias. Estudar o contexto histórico de desenvolvimento político e econômico e as inter-relações com o desenvolvimento tecnológico, visitando as transformações do homo sapiens homo faber homo tecnologicus. Verificar se, exploração em escala nano, compreendida na bilionésima parte de metro, possui elementos que possam indicar eventuais danos que comprometam ou ofereçam riscos ao exercício de direitos para as futuras gerações. Neste sentido, pretende encontrar pontos de convergência entre a gestão dos possíveis riscos decorrentes das nanotecnologias e o novo modelo ético proposto por Hans Jonas em sua obra O princípio responsabilidade ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. O estudo lança bases na obra citada como fundamento teórico para o estudo, bem como se fundamenta na noção de risco proposta por Niklas Luhmann, e utiliza o método de consulta bibliográfica a estas obras bem como artigos publicados que envolvam os temas abordados.

Palavras-chave


Princípio responsabilidade, Ética, Nanotecnologias

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, Vivente de Paulo. O Fetiche dos Direitos Humanos e outros Temas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

BORGES, Isabel Cristina Porto; GOMES, Taís Ferraz; ENGELMANN, Wilson. Responsabilidade Civil e Nanotecnologias. São Paulo: Atlas, 2014.

ENGELMANN, Wilson. O “direito de ser informado” sobre as possibilidades e os riscos relacionados às nanotecnologias: o papel do engajamento público no delineamento de um (novo) direito/dever fundamental. In: MENDEs, Gilmar Ferreira, SARLET, Ingo Wolfang,

COELHO, Alexandre Zavaglia P. (Org.). Direito, inovação e Tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2015.

_______. A nanotecnociência como uma revolução científica> os Direitos Humanos e uma (nova) filosofia na ciência. IN: STRECK, Lênio Luiz; MORAIS, Jose Luis Bolzan de (Organizadores). Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2010, pp.249-265.

_______. O princípio da precaução como um direito fundamental: os desafios humanos das pesquisas com o emprego da nanotecnologia. IN: Direitos Fundamentais e Estado: Políticas públicas e práticas democráticas, Tomo I. SOUZA, Ismael Francisco, VIEIRA, Reginaldo de

Souza (Organizadores). Crisciúma/SC: UNOESC, 2011.

ENGELMANN, Wilson, FLORES, A.S. 2009. A phrónesis como mediadora ética para os avanços com o emprego das nanotecnologias: em busca de condições para o pleno florescimento humano no mundo nanotech. Revista AJURIS, 36(115): 309-325.

ENGELHARDT JR, H. Tristam. Fundamentos da Bioética. Tradução: José A. Ceschin. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 1998. Ed: 6ª Edição.

FÉRRIZ, José Luis; FÉRRIZ, Adriana Pereira; RIBEIRO, Luziana Ramalho. A Transmutação do “homo sapiens em homo faber” a ética da responsabilidade em Hans Jones. 2008. Disponível em:

http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC0999_01_O.pdf. Acesso em: 11 Ago. 2015.

FERRER, Gabriel Real. La sostenibilidad tecnológica y susdesafios frente al Derecho. Oficina Regional para América Latina y el Caribe del Programa de Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA – UNEP), ROLAC, 2014-43.

HOHENDORFF, Raquel Von; ENGELMANN, Wilson. Nanotecnologias aplicadas aos agroquímicos no Brasil: a gestão dos riscos a partir do diálogo entre fontes do direito. Curitiba: Juruá, 2014.

JONES, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

LUHMANN, Niklas. Sociología del riesgo. Tradução de Silvia Pappe, Brunhilde Erker, Javier Torres Nafarrate e Luis Felipe Seghura. Guadalajara: Universidad Iberoamericana e Universidad de Guadalajara, 1992.

LENOIR, Timoty. Instituindo a ciência: a produção cultural das disciplinas científicas. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2004.

NOGUEIRA, Patricia F.M.; PAINO, Iêda Maria M.; ZUCOLOTTO, Valtencir. Nanosilver: Propriedades, aplicações e impactos na Saúde Pública e Meio Ambiente. Disponível em:

< www.visaemdebate.incqs.fiocrus.br >. Acesso em: 18 abr. 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Influência dos Direitos Fundamentais no Direito Privado: notas sobre a evolução brasileira. IN: Direito Privado, Constituição e Fronteiras: encontros da associação Luso-alemã de juristas no Brasil. Stefan Grundmann [et al.] São Paulo: Editora

Revista dos Tribunais, 2014.

SIQUEIRA, José Eduardo. Ética e tecnociência: uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: Editora UEL – Universidade Estadual de Londrina,

SUPIOT, Alain. O Espírito de Filadélfia: a justiça social diante do mercado total. Porto Alegre: Sulina, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9695/2015.v1i1.30

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.