MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, SAÚDE MENTAL E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: A SAÚDE DO TRABALHADOR COMO DIREITO HUMANO

YANN DIEGGO SOUZA TIMOTHEO DE ALMEIDA, TIAGO REGE DE OLIVEIRA

Resumo


 Este artigo aborda a proteção da saúde mental do trabalhador no meio ambiente de trabalho pautada no princípio da dignidade humana enquanto vetor de proteção aos direitos humanos em todos os âmbitos, inclusive no que tange à proteção da saúde psíquica nos espaços de trabalho. Neste sentido, objetiva-se analisar os aspectos normativos e principiológicos que viabilizam e dão sustentáculos à defesa do trabalhador contra as violências psíquicas sofridas no meio ambiente do trabalho. Tal defesa está ancorada, sobretudo, no princípio da dignidade da pessoa humana como elemento central na proteção dos direitos humanos que entre outros aspectos estabelece constitucionalmente no âmbito da ordem econômica o dever de assegurar a dignidade dos trabalhadores no meio ambiente do trabalho. Embora verifique-se no ordenamento jurídico ausência de lei proibitiva específicas de violências psíquicas no meio ambiente de trabalho, sua tutela que pode ser estabelecida a partir do princípio da dignidade da pessoa humana, alinhado aos direitos fundamentais do meio ambiente de trabalho equilibrado e o direito à saúde mental do trabalhador visando a proteção/preservação de sua saúde psíquica do trabalhador. Nesta senda, o direito à proteção da saúde mental no meio ambiente do trabalho é direito à saúde enquanto direito fundamental, e também direito ao meio ambiente do trabalho sadio, adequado e equilibrado, direito este que deve ser garantido, viabilizado e fiscalizado pelo Estado, sendo esse o principal responsável pela sua efetividade. Nesta pesquisa a metodologia aplicada foi a qualitativa usando-se como procedimento a revisão bibliográfica para maior compreensão do objeto de estudo. 

Palavras-chave


Meio ambiente do trabalho; Saúde mental; Proteção jurídica; Dignidade da Pessoa humana; Direito humano.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Marina Dorileo. Os impactos do trabalho escravo contemporâneo no meio ambiente do trabalho. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito Agroambiental, Cuiabá, 2016.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Forum, 2016.

CARVALHO, E. F. de.; ARAUJO, P. Q..; LOPES, V. A..; CARVALHO, A. dos S. M. de.; ALBUQUERQUE, L. F. da S.; SILVA, L. C. de A. A saúde do trabalhador: um direito humano. E-Acadêmica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e3732186, 2022. DOI: 10.52076/eacad-v3i2.186. Disponível em: https://eacademica.org/eacademica/article/view/186. Acesso em: 26 set. 2023.

CERQUEIRA, Vinicius da Silva. Assédio moral organizacional nos bancos. São Paulo: LTr, 2015.

COSTA, Adriana Cajado. Psicanálise e saúde mental: a análise do sujeito psicótico na instituição psiquiátrica. São Luis: EDUFMA, 2009.

DELGADO, Gabriela. Direito fundamental ao trabalho digno. São Paulo: LTr, 2006, p. 206.

DELGADO, Gabriela. Direito fundamental ao trabalho digno. 2. ed. — São Paulo: LTr, 2015.

GEMIGNANI, Tereza Aparecida Asta. Direitos fundamentais e sua aplicação no mundo do trabalho. São Paulo: LTR, 2010.

LAFFLAMME, Anne-Marie apude BARUKI, Luciana Veloso. Riscos psicossociais e saúde mental do trabalhador: por um regime jurídico preventivo. São Paulo: LTr, 2015.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 37.ed. São Paulo: Atlas, 2021.

NOGUEIRA, Sandro D’Amato. Meio ambiente do trabalho: o princípio da prevenção na vigilância e na saúde ambiental. São Paulo: LTr, 2008.

PUFENDORF, Samuel. Apud. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2001.

ROMITA, Arion Sayão. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. 5. ed. rev. e aumentada. São Paulo: LTr, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. A dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2015.

SICCO, Christiane de Fátima Aparecida Souza de. Assédio moral virtual e as suas consequências sobre o meio ambiente do trabalho. in: FELICIANO, Guilherme Guimarães. (org.). Direito ambiental do trabalho: apontamentos para uma teoria geral. v.2. São Paulo: LTr, 2015.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 44.ª, ed., rev., atual. São Paulo: Coedição Malheiros, 2022.

SILVA, José Antônio Ribeiro de Oliveira. A saúde do trabalhador como um direito humano. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, n. 31, jul./dez. 2007.

SILVA, Virgílio Afonso da. A constitucionalização do direito – os direitos fundamentais nas relações entre particulares. São Paulo: Malheiros, 2008.

TOLEDO, Tallita Massucci. A saúde mental do empregado como direito fundamental e sua eficácia na relação empregatícia. São Paulo: LTr, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2023.v9i2.9923

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.