SUSTENTABILIDADE EMOCIONAL NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE COMPLIANCE PARA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA

Josany Keise de Souza David, Carla Vidal Gontijo Almeida

Resumo


O estudo busca analisar o aspecto humanístico que permeia as relações subjetivas nas organizações laborais com enfoque na dignidade do trabalhador e da trabalhadora trazendo a proposta da sustentabilidade emocional como instrumento de compliance para o equilíbrio do meio ambiente de trabalho sob a ótica principiológica do desenvolvimento sustentável. A título de pergunta-problema visa discutir em que medida a sustentabilidade emocional como ferramenta de compliance contempla a exigência constitucional do trabalho digno? Para respondê-la, o presente artigo está estruturado em quatro pontos: compreensão conceitual da sustentabilidade emocional; os sujeitos em alta performance; a prática de compliance trabalhista diante do conceito em estudo; e por fim, apresenta a relação intrínseca entre compliance, sustentabilidade emocional e responsabilidade civil, com vistas a gerir possíveis estratégias para que na ambiência laboral sejam incluídos aspectos emocionais do trabalhador e da trabalhadora. A metodologia valer-se-á da pesquisa bibliográfica alinhada à pesquisa jurídico-sociológica. Constatou-se que a sustentabilidade emocional como instrumento de compliance decorre de um tema novo do qual o ser humano é convidado a centralidade na organização laboral, alcançando a dignificação humana dos sujeitos em labor, pela finalidade de integração com desenvolvimento humano, aliado ao social, ambiental e tecnológico, sendo compatível com a legística trabalhista para promoção plena à dignidade do trabalhador e da trabalhadora dentro e fora do seu meio ambiente de trabalho.


Palavras-chave


Princípio de Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente do trabalho; Compliance; Sustentabilidade emocional; Dignidade

Texto completo:

PDF

Referências


CAMARGO, Izabella. Dá um tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites. Editora Principium, 2020.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Estudos sobre direitos fundamentais. Coimbra: Editora 2004.

GOZZO, Débora. Diagnósticos pré-implantatório e responsabilidade civil à luz dos direitos fundamentais. In: MARTINS-COSTA. Judith. MOLLER, Letícia Ludwig. Org. Bioética e Responsabilidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

IBGC. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Compliance à luz da governança corporativa. São Paulo, SP : IBGC, 2017. Disponível em Acesso em: 10 de Out de 2022.

KANT, Immanuel . Fundamentos para a Metafísica dos costumes. Disponível em Acesso em: 28 de Set de 2022.

MARANHÃO, Ney. Meio Ambiente do Trabalho: Descrição jurídico-conceitual. Revista Direitos, trabalho e política social. Cuiabá. Volume 2. N. 3. P. 80-117, Jul/Dez. 2016. Disponível em Acesso em 10 de Out de 2022.

MELO, Sandro Nahmias; LEITE, Karen Rosendo de Almeida. Direito à desconexão do trabalho: com análise crítica da reforma trabalhista: (Lei n. 13.467/2017). 2 ed. São Paulo: LTr, 2021.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Smartlab - Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho. Disponível em: < https://mpt.mp.br/pgt/noticias/dados-sobre-afastamentos-por-adoecimento-mental-no-trabalho-2021.docx> Acesso em 13 de Out de 2022.

OLIVEIRA, Hanna. Sustentabilidade emocional: a saúde mental na estratégia corporativa. Revista Você RH. Agosto. 2021. Disponível em Acesso em 10 de Out de 2022.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Factores psicosociales en el trabajo : naturaleza, incidência e prevenção, informe do Comité misto OIT/OMS sobre medicina do trabajo, novena reunión, Ginebra, 18-24 de setembro de 1984. Número 56. Disponível em Acesso em: 13 de Out de 2022.

OLTRAMARI, Andrea Poleto; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Carreira e família na sociedade líquido moderna. Disponível em Acesso em 28 de Set de 2022.

PETERSEN, Anne Helen. Não aguento não aguentar mais: como os millennials se tornaram a geração do burnout. Tradução de Giu Alonso. – Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2021.

PINHEIRO, Iuri; SILVA, Fabrício Lima. Manual do compliance trabalhista: teoria e prática. Editora JusPodivm, 2020.

SANTOS, Cleórbete; CAMARGO, Coriolano Almeida. Fundamentos do Compliance. Clube de autores, 2019.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Princípios do direito ambiental I. 2. ed. - São Paulo : Saraiva, 2017.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Tradução de Clóvis Marques. 2 ed. Editora Record, 2008.

SICCA, Gerson dos Santos. A interpretação conforme à Constituição – Verfassungskonforme Auslegung – no direito brasileiro. Disponível em Acesso em: 11 de Out de 2022.

SOUZA, Raíssa Fabris de; BELLINETTI, Luiz Fernando. Compliance trabalhista. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça, [S.L.], v. 13, n. 40, p. 221-238, 17 mar. 2020. Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça. Disponível em Acesso em: 12 de Out de 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2022.v8i2.9098

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.