Legitimidade da atuação criminal do ministério público do trabalho como meio eficaz de proteção da saúde do trabalhador: responsabilização criminal do médico do trabalho

Ivna Maria Mello Soares, Saulo Cerqueira de Aguiar Soares

Resumo


O presente artigo versa sobre a legitimidade da atuação criminal do Ministério Público do Trabalho na proteção do meio ambiente do trabalho e da garantia do respeito à dignidade da pessoa humana. Nesse contexto, reflete a respeito do genocídio da classe trabalhadora, diante dos níveis desumanos de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Aborda o meio ambiente do trabalho e os direitos fundamentais do cidadão-trabalhador, baseado em legislação e doutrina. Buscou-se, com o estudo, canalizar um olhar questionador a respeito de doutrinas dedicadas aos temas dispostos, em um diálogo interdisciplinar literário, com a obra O médico e o monstro, apontando as similitudes com os contornos de medicina do trabalho hodierna, que visa defender a saúde financeira da empresa em prejuízo à saúde dos trabalhadores. Isto posto, vislumbra-se a discussão de tema inovador, por parte do ramo trabalhista do Ministério Público, como a responsabilização criminal do médico do trabalho e do sócio de clínica de medicina do trabalho que, por dolo ou culpa, sejam causadores de acidente do trabalho ou doença ocupacional. Fez-se necessário investigar a legitimidade do Ministério Público do Trabalho na seara criminal e sua aplicabilidade nesses casos, tendo como protagonista o trabalhador. Por fim, após comprovar a atribuição criminal do Ministério Público do Trabalho, pretendeu-se demonstrar a imperiosidade da maximização da atuação do parquet trabalhista na defesa do meio ambiente do trabalho. Caracteriza-se como uma investigação teórico-documental, em uma perspectiva doutrinária e legal, aplicada como roteiro.

 


Palavras-chave


Direito ambiental do trabalho; Ministério público do trabalho; Direito penal do trabalho, Médico do trabalho, Acidentes do trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


BARREIROS, Dorival. Saúde e segurança nas pequenas empresas. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 18, n. 70, abr./jun. 1990.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 38ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM n. 1.931, de 17 de setembro de 2009: aprova o código de ética médica. Diário Oficial da União. Brasília, 24 set 2009.

CARNEIRO, Ricardo José das Mercês. Manual do Procurador do Trabalho: teoria e prática. São Paulo: JusPodivm, 2013.

COUTINHO, Aldacy Rachid. A autonomia privada: em busca da defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores. In: Constituição, Direitos Fundamentais e Direito Privado. SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010. 364p.

D'AMBROSO, Marcelo José Ferlin. Competência criminal da Justiça do Trabalho e legitimidade do Ministério Público do Trabalho em matéria penal:. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 995, 23 mar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2015.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 12ª ed. São Paulo: LTr, 2013.

FILHO, Rodolfo Pamplona; BISPO, Sérgio Waly Pirajá. Justiça do trabalho e competência penal: de lege lata e de lege ferenda. R. Trib. Reg. Trab. 14 Reg., Porto Velho, v.5, n.1, p. 25-52, jan/jun. 2009.

FRANÇA, Genival Veloso. Direito Médico. 10ª ed. São Paulo: Forense, 2010. 667p. GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp, 2005. 142p.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. São Paulo: LTr, 2014. 1.536p.

MOUSINO, Ileana Neiva. O Ministério Público do Trabalho e a atuação para a efetividade do direito fundamental à saúde do trabalhador. In: Estudos Aprofundados do MPT. (Org.) Élisson Miessa e Henrique Correia. São Paulo: JusPodivm, 2013.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro; NASCIMENTO, Sônia Mascaro. Iniciação do Direito do Trabalho. 39ª ed. São Paulo: LTr, 2.014. 608p.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 6ª ed. São Paulo: LTR, 2011. 608p.

OLIVEIRA, Camila Almeida Peixoto Batista de. Competência penal trabalhista: em busca da efetividade do direito material do trabalho. Rev. Trib. Reg. Trab. 3 Reg., Belo Horizonte, v.50, n.80, p. 95-108, jul/dez 2009.

RAMAZZINI, Bernardino. As doenças dos trabalhadores. São Paulo: Fundacentro, 2000. REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 2015: dados do Ministério do Trabalho e Emprego. 2015. 146p.

SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. São Paulo: LTr, 2014. 1415p. SINDIELTROMG. Entrevista com o criador do NTEP, o Engenheiro Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira. Disponível em: Acesso em 15 dez. 2014.

SILVA, Marcelo José Fernandes da. Competência criminal da Justiça do Trabalho: ação penal privada e ação penal pública – redução à condição análoga a de escravo. Revista do Ministério Público do Trabalho, ano XIII, n. 26, Brasília, set. 2003. Disponível em:

Acesso em 08 mar. 2015.

SILVA, José Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. 2 ed. São Paulo: Malheiros,

STEVENSON, Robert Louis. O médico e o monstro. São Paulo: Paulus, 2010. 103p.

TRT-3. A experiência catarinense. Disponível em:

Acesso em 08 mar. 2015.

UNISINOS. Direito & Literatura: O médico e o monstro. Disponível em:

Acesso em 04 fev. 2015.

VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de; PIGNATI, Wanderlei Antonio. Medicina do Trabalho: subciência ou subserviência? Uma abordagem epistemológica. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 11, n. 4, Dec. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2015.v1i1.959

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.