A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO CONSUMO EXACERBADO

Soraya Braga de Sousa Dantas, Hertha Urquiza Baracho

Resumo


O presente artigo objetiva tratar da influência da publicidade no comportamento das pessoas quanto ao consumo em todas as fases da vida. Elenca a proteção legislativa voltada ao consumidor, além de relatar as consequências decorrentes do consumismo. Assim, a educação financeira seria a melhor solução para evitar o superendividamento que atualmente representa um grande problema na vida dos brasileiros. A pesquisa é documental e bibliográfica com o uso do método de abordagem dedutivo.

Palavras-chave


Publicidade. Consumismo. Proteção Legislativa. Superendividamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ARARUNA, S.P.; BARACHO, H.U. A Publicidade dirigida à criança e ao adolescente é legal? Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, Brasília, v.3, n.1, p.44-62, Jan/Jun, 2017.

BATTELLO, S. J. A (In)justiça dos endividados brasileiros: uma análise evolutiva. In: MARQUES, C. L.; CAVALLAZZI, R. L.(Org.). Direitos do Consumidor Endividado: Superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOLADE, G. A. O Superendividamento do Consumidor como um Problema Jurídico-Social. Revista ANIMA, Curitiba, PR, ano 3, n. 8, jul. 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). In: BRASIL. Vade Mecum Acadêmico de Direito. 4 ed. São Paulo: Rideel, 2007.

. Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. In: BRASIL. Vade Mecum Acadêmico de Direito. 4 ed. São Paulo : Rideel, 2007.

DIAS, L. A. L. de M. Publicidade e Direito. 3 ed. atual. e reform. São Paulo: Saraiva, 2018

COMPARATO, F. K. A proteção ao Consumidor na Constituição Brasileira de 1988. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro, São Paulo, v. 80, 1987.

DE ALMEIDA, J. B. A proteção jurídica do consumidor. 6. ed. São Paulo:Saraiva,2008.

DE CARVALHO JUNIOR, O. Da Oferta e da Publicidade: abusos contra o consumidor In: Reflexões críticas de Direito do Consumidor: estudos em homenagem ao professor Fernando Vasconcelos. João Pessoa: Ideia, 2013.

DOS SANTOS, P. T.; CASALI, E. C. O Superendividamento do Consumidor. Revista Linhas Jurídicas, Votuporanga, SP, v. 4, n. 4, jun. 2012.

GIANCOLI, B. P. O superendividamento do consumidor como hipótese de revisão dos contratos de crédito. Porto Alegre: Editora Verbo Jurídico, 2008.

JACOB, K.; HUDSON, S.; BUSH, M. Tools for survival: An analysis of financial literacy programs fo lowerincome families. Chicago: Woodstok Institute, 2000.

JAFFE, J. O Declínio da Mídia de Massa – Por que os comerciais de TV de 30 segundos estão com os dias contados. São Paulo: M.Books do Brasil Editora, 2008.

LIMA, W.; VASCONCELOS, F.; BRANDÃO, F. Proteção da Criança e do Adolescente frente ao Assédio da Publicidade. In: VASCONCELOS F.; GUERRA G.

RAMOS A, et. al (Org.). Proteção Jurídica do Consumidor em Perspectiva Transversal. João Pessoa: AREPB, 2014.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

TAVARES, A. R. Direito Constitucional da Empresa. São Paulo: Método, 2013




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2018.v4i1.4115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.