As Tecnologias da Informação e Comunicação no Aprimoramento do Processo Legislativo: Fundamentos para um Processo Legislativo mais Interativo

João Victor Rozatti Longhi, Rubens Beçak

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) transformaram definitivamente a sociedade contemporânea. São muitas os comportamentos que se alteraram por força do uso maciço de tais tecnologias chegando às instituições públicas e privadas e ao Direito como um todo. Na formação da vontade política, por seu turno, as TICs têm exercido papel cada vez mais relevante. Este trabalho tem por objetivo central demonstrar que a interseção entre tecnologia e deliberação política é uma realidade possível no Brasil. Para tal, primeiramente, analisa brevemente estudo de duas destas experiências, consagradas em vários estudos por seu pioneirismo. A primeira diz respeito à realidade estoniana do voto eletrônico online. A segunda é a experiência islandesa de 2011, conhecida pelo alto grau de interatividade e colaboratividade durante o processo. Finalmente, na segunda parte, busca-se através de uma incursão sobre os modelos de democracia averiguar se o Brasil está preparado para prosseguir na evolução de seu modelo democrático rumo a um maior grau de participação. E a hipótese principal é a de que a interatividade pode se tornar regra através do processo legislativo.

 


Palavras-chave


Democracia, Internet, Processo legislativo, Estônia, Islândia, E-democracia

Texto completo:

PDF

Referências


ALVAREZ, Michael R.; HALL, Trad E. Eletronic Elections: the perils and promises of digital democracy. Princeton: Princeton University Press, 2008.

ALVAREZ, Michael R.; HALL, Trad E.; TRECHSEL, Alexander. Internet Voting in Comparative Perspective: The Case of Estonia. Political Science and Politics. Cambridge: Cambridge University Press, v. 42, p. 497-505, 2009.

BEÇAK, Rubens. Democracia: hegemonia e aperfeiçoamento. São Paulo: Saraiva, 2014.

BULOS, Uadi Lâmego. Curso de direito constitucional. 8. ed. rev. e atual. 11. de acordo com a E.C. n. 76/2013. São Paulo: Saraiva, 2014.

CASTANHO, Maria Augusta Ferreira da Silva. O processo eleitoral. (TESE) São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. Orientador(a): Mônica Hermann Salem Caggiano.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Do processo legislativo. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

GUTMANN, Amy; THOMPSON, Dennis. Why Deliberative Democracy? Princeton: Princeton University Press, 2009.

KEANE, John. The life and death of Democracy. New York: Simon & Schuster, 2009.

KOK, Alexander. Icelandic National Forum 2010. 2011. Participedia. Disponível em: http://participedia.net/en/cases/icelandic-national-forum-2010. Acesso em: 10 ago. 2015.

LANDEMORE, Helène. Democratic reason : politics, collective intelligence, and the rule of the many. Princeton: Princeton University Press, 2013.

LANDEMORE, Helène. Inclusive Constitution-Making: the Icelandic Experiment. No prelo. p. 6. Disponível em: https://www.academia.edu/5289629/Inclusive_ConstitutionMaking_the_Icelandic_Experiment. Acesso em 10 ago. 2015.

LIJPHART, Arend. Patterns of democracy. New Heaven: Yale University Press, 1999.

MORLINO, Leonardo. Democracias y democratizaciones. Trad. Cesar Cansino y Israel Covarrubias. CEPCOM: Mexico, 2005.

OLIVEIRA, Bruno Batista da Costa de. A participação popular no processo legislativo: o exercício da cidadania ativa e o discurso do Estado democrático de direito no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Trad. Luiz Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SHAPIRO, Ian. The real world of democratic theory. Princeton: Princeton Univesity Press, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0049/2015.v1i1.50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.