O EMPREENDEDOR MORAL NAS REDES SOCIAS: AÇÃO PERSUCUTÓRIA E LINCHAMENTOS VIRTUAIS

Tiago Olympio Spezzatto

Resumo


O trabalho apresenta características da comunicação nas redes sociais e identifica o modo de atuação de alguns de seus comunicadores, os “comentaristas da redes”, relacionando-os ao conceito de empreendedor moral desenvolvido por Howard Becker. A partir disso, analisa de que modo essa ação pode culminar nos chamados linchamentos virtuais. Subsidiariamente, com base os textos de José de Souza Martins, verifica em que medida os ataques nas redes sociais estão relacionados ao fenômeno dos linchamentos. O problema que conduz a pesquisa é: existe uma relação possível entre a atuação dos chamados empreendedores morais e o fenômenos dos linchamentos virtuais nas redes sociais da internet? Nos primeiros dois tópicos é procedida revisão bibliográfica analítica, com método indutivo e enfoque qualitativo, e no terceiro tópico os conceitos são testados e investigados em um caso prático. Os resultados vão no seguinte sentido: a forma de comunicação nas redes sociais facilita a atuação dos chamados empreendedores morais, que agem combinando interesses morais, econômicos e pessoais, com o afã de impor seus valores de mundo. O sucesso da empreitada moral pode resultar nos chamados linchamentos virtuais.

Palavras-chave


Redes sociais; Punitivismo; Empreendedor moral; Linchamentos virtuais; Sociedade punitiva

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Título original: Outsiders: studies in the sociology of deviance.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. Tradução: Rita Espanha. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (coord). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2006. cap. 1, p. 17-30. Disponível em: http://www.academia.edu/download/39508561/REDE.pdf#page=16. Acesso em: 14 jul 2020.

CETIC.BR. TIC Domicílios 2021: principais resultados. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2021/individuos/. Acesso em: 10 out 2022.

CRUVINEL, Diogo Mendonça. Fake news e o custo da informação. In: RAIS, Diogo (coord.). Fake news: a conexão entre a desinformação e o direito. São Paulo: Thompson Reuters Brasil, 2020. cap. 9, p. 165-182.

DATASENADO. Mais de 80% dos brasileiros acreditam que redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=mais-de-80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas. Acesso em: 10 abr 2020.

FISS, Owen M. A ironia da liberdade de expressão: estado, regulação e diversidade na esfera pública. Tradução: Gustavo Binenbojm; Caio Mário da Silva Pereira Neto. 1. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. Título original: The irony of free speech: State, adjustment and diversity in the public sphere.

GIRARD, René. O bode expiatório. Tradução: Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2018. Título original: Le bouc émissaire.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. Título original: Cyberculture.

MARTINS, José de Souza. Linchamentos: a justiça popular no Brasil. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.

PIRES, Antonio C. M.; PIRES, Lilian Regina G. M. Desinformação: atuação do Estado, da sociedade civil organizada e dos usuários da internet. In: RAIS, Diogo (coord.). Fake news: a conexão entre a desinformação e o direito. São Paulo: Thompson Reuters Brasil, 2020. cap. 13, p. 227-242.

WE ARE SOCIAL. Digital In 2019. 2019. Disponível em: https://wearesocial.com/global-digital-report-2019. Acesso em: 20 jun. 2022

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. A questão criminal. Tradução: Sérgio Lamarão. Rio de janeiro: Revan, 2013. Título original: La cuestión criminal




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2022.v8i2.9250

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.