SEGURANÇA, RISCO E GUERRA NA CIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE URBANIZAÇÃO, TÉCNICAS DE MILITARIZAÇÃO E MECANISMOS DE POLICIAMENTO

Tamires de Oliveira Garcia, Renata Almeida da Costa

Resumo


O presente artigo estabelece conexões entre segurança pública e urbanização, com o objetivo de demonstrar que as sensações de risco e de insegurança contemporâneas têm origem, também, no estilo de vida das cidades. Para tanto, é adotada a investigação bibliográfica como metodologia de pesquisa, ao passo que o marco teórico recai na sociologia de Giddens e de Bauman.  Desse modo, o texto possui três partes fundamentais: a que analisa a terminologia “risco e medo na cidade”; a que reflete sobre a lógica da guerra na cidade; e a que apresenta a instituição policial no Brasil, a partir de suas raízes históricas.


Palavras-chave


segurança; risco; guerra; cidade; polícia

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 2000.

COSTA, Renata Almeida da. GUIA, Maria João. A crimigração, a gestão do poder e a cultura do medo: do global aos espaços urbanos. In: BASSO, Ana Paula. MONTEIRO, Fernando Eduardo Batista Conde. SANTOS, Margarida Maria de Oliveira (orgs.) Criminologias e política criminal. Florianópolis, CONPEDI, 2017, p. 29-46.

COSTA, Renata Almeida. Cultura do medo e espaço urbano: um olhar reflexivo sobre a sensação social de insegurança. In: Albert Noguera Fernández; Germano Schwartz. (Org.). Cultura e identidade em tempo de transformações: reflexões a partir da teoria do Direito e da Sociologia. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2011, v. 1, p. 219-239.

COSTA, Renata Almeida da. NETO, Felix Araujo. Criminologias e política criminal II. Florianópolis: CONPEDI, 2016.

COSTA, Renata Almeida da. WENDT, Emerson. A internet e a fragmentação do Direito Penal no regforço da cultura do medo no Brasil: análise da adequação do Direito Penal para solucionar a conflituosidade digital. In: ANAIS da X Semana Científica Unilasalle. Canoas: Unilasalle, 2014.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. BECK, Ulrich (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

______. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

GONÇALVES, Vanessa Chiari. Tortura e cultura policial no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

GRAHAM, Stephen. Cidades sitiadas: o novo urbanismo militar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

LIMA, Renato Sérgio de; COSTA, Arthur Trindade. Segurança Pública. LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (orgs.). Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

MENDES, José Manuel. Sociologia do risco: uma breve introdução e algumas lições. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

MUNIZ, Jacqueline; PROENÇA JR., Domício; Mandato Policial. LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (orgs.). Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.

PASTANA, Débora Regina. Cultura do medo e democracia: um paradoxo brasileiro. Revista Medições, Londrina, v. 10, n. 2, jul./dez., p. 183-198, 2005.

PINHEIRO, Paulo Sérgio; SADER, Emir. O controle da polícia no processo de transição democrática no Brasil. Temas IMESC, São Paulo, 1985. p. 77-95.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2018.v4i1.4443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.