Crimes de Perigo Abstrato na Sociedade do Risco

Ingrid de Lima Bezerra, Francisco Glauberto Bezerra Junior

Resumo


O presente artigo objetiva debater sobre a sociedade de risco e a necessidade da previsão de crimes de perigo abstrato. São realizados apontamentos sobre o fenômeno da sociedade de risco e a constatação de que o direito penal clássico não é suficiente para a tutela dos novos bens jurídicos ofendidos. Apresenta-se a discussão sobre o alcance da intervenção estatal necessária em decorrência dessas mudanças sociais e do surgimento dos novos riscos. Explana-se sobre os tipos penais de perigo e, especialmente, os de perigo abstrato. Ao final, demonstra-se que esta tipificação deve ser considerada como meio de controle dos novos riscos.


Palavras-chave


Sociedade de risco, Princípios constitucionais penais, Crimes de perigo abstrato

Texto completo:

PDF

Referências


BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo: Hacia una nueva modernidad. Barcelona: Paidós, 1998.

BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Crimes de perigo abstrato e princípio da precaução na sociedade de risco. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

COSTA, José Francisco de Faria. O Perigo em direito penal. Coimbra: Coimbra Ed., 2000 (Reimpressão).

DIAS, Jorge de Figueiredo. Direito penal: Parte geral – Tomo I – Questões fundamentais. A doutrina geral do crime. Coimbra: Coimbra Ed., 2004.

__________ . Direito penal português – As consequências jurídicas do crime. Lisboa: Aequitas/Editorial Notícias, 1993.

__________ . O Direito Penal entre a “Sociedade Industrial” e a “Sociedade do Risco”. In.: Estudos em homenagem ao Prof. Doutor Rogério Soares. Coimbra: Coimbra Editora, 2001.

__________ . Temas básicos da doutrina penal. Coimbra: Coimbra Ed., 2001.

FERNANDES, Paulo Silva. Globalização, “Sociedade de Risco” e o futuro do Direito Penal: panorâmica de alguns problemas comuns. Coimbra: Almedina, 2001

HEFENDEHL, Roland. Debe ocuparse el Derecho Penal de Riesgos Futuros? Bienes Jurídicos Colectivos y Delitos de Peligro Abstracto, Anales de Derecho, n.º 19, 2001. Disponível em: . Acesso em: 04 de Janeiro de 2008.

GOMES, Luiz Flávio. Estudo de direito penal e processo penal. São Paulo: RT, 2008. LEMOS, Marco Antônio da Silva. O direito como regulador da sociedade de riscos. In.: Direito, sociedade e riscos: a sociedade contemporânea vista a partir da idéia de risco. Marcelo Dias Varalla (Org.). Brasília: UNICEUB, 2006, MENDES, Paulo de Sousa. Vale a pena o Direito Penal do Ambiente? Lisboa: AAFDL, 2000.

PALMA, Maria Fernanda. Novas formas de criminalidade: O problema do direito penal do ambiente. In: Estudos Comemorativos do 150° aniversário do Tribunal da Boa-Hora. NEVES, Luís Vaz das, et.al. (Coord.). Lisboa: Maiadouro, 1995.

PATRÍCIO, Rui. Crimes de perigo. In: Casos e materiais de direito penal. Coord. Palma. Maria Fernanda (et al.). Coimbra: Almedina, 2002.

PEREIRA, Rui Carlos. O dolo de perigo. Lisboa: Lex, 1995.

PINHO, Demosthenes Madureira de. O valor do perigo no direito penal. Rio de Janeiro: Borsoi, 1939.

PORTUGAL. Constituição da República Portuguesa. PORTUGAL. Código Penal Português.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.° 15/1993. Tráfico e consumo de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas.

RODRIGUES, Marta Felino. As incriminações de perigo e o juízo de perigo no crime de perigo concreto: necessidade de precisões conceptuais. Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2003.

ROMERO, Diego. Reflexões sobre o crime de perigo abstrato. Disponível em: http://sisnet.aduaneiras.com.br/lex/doutrinas/arquivos/crimes.pdf. Acesso em: 22 de Janeiro de 2008.

ROXIN, Claus. Derecho Penal: Parte general. Fundamentos. La Estructura de la Teoría del Delito. Madrid: Civitas, 1997.

SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: Parte geral. 2.ª ed., Curitiba: Lumen Juris, 2007.

SILVA SÁNCHEZ, Jesús-María. A expansão do direito penal: aspectos da política criminal nas sociedades pós-industriais. Trad. Luiz Otavio de Oliveira Rocha. São Paulo:

Editora dos Tribunais, 2002.

__________ . Aproximación al derecho penal contemporâneo. Barcelona: Bosch, 1992.

SILVA, Ângelo Roberto Ilha da. Dos crimes de perigo abstrato em face da Constituição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

SILVA, Pablo Rodrigo Alflen da. Aspectos críticos do direito penal na sociedade do risco. In.: Revista Brasileira de Ciências Criminais. n. 46, Jan.–Fev., 2004, p. 73 – 93.

SILVEIRA, Renato de Mello Jorge Silveira. Direito penal econômico como direito penal de perigo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2016.v2i1.295

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.