A REFORMA GERENCIAL NO BRASIL E AS POSSIBILIDADES DE VIABILIZAR DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS

Contenido principal del artículo

Lara Caxico Martins Miranda
Marlene Kempfer

Resumen

Apropriando-se do método dedutivo, a pesquisa bibliográfica analisa a intervenção do Estado sobre o domínio econômico para viabilizar direitos sociais, políticos e econômicos conforme os pilares do Estado liberal e social. Atualmente, fortes são as tendências neoliberais e grande a modificação do posicionamento do Estado com relação a esses direitos. Defende-se que o Brasil absorveu os ideais do neoliberalismo e de conquistas sociais na Constituição Federal de 1988, mas apenas com a Emenda Constitucional n. 19 de 1998 e a implementação da reforma gerencial foi possível incorporar as conquistas obtidas em lutas políticas, sociais e econômicas do Estado moderno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MIRANDA, Lara Caxico Martins; KEMPFER, Marlene. A REFORMA GERENCIAL NO BRASIL E AS POSSIBILIDADES DE VIABILIZAR DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 1–16, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2017.v3i2.2361. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdagp/article/view/2361. Acesso em: 14 dic. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Lara Caxico Martins Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Complexo de ensino Damásio de Jesus e em Direito Constitucional pela escola LFG.

Marlene Kempfer, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito do Estado pela Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, (Brasil). Professora do Mestrado em Direito Negocial e da Graduação da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Citas

ABRUCIO, Fernando Luiz. O longo caminho das reformas nos governos estaduais: crise, mudanças e impasses. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 161-198.

ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de. Reconstrução e reforma do Estado. In: VELOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Governabilidade e Reformas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. p. 129-198.

BACELLAR, Luiz Ricardo Trindade Bacellar. Solução de controvérsias pelas agências reguladoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

BARROSO, Luís Roberto. A ordem econômica constitucional e os limites à atuação estatal no controle de preços. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 4, p. 187-212, out./dez. 2001.

BENTO, Leonardo Valles. Governança e governabilidade na reforma do Estado: entre a eficiência e a democratização. Barueri: Manole, 2003.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Secretaria da Reforma do Estado Organizações sociais. Secretaria da Reforma do Estado. Brasília: Ministério da Administração e Reforma do Estado, 1997. 74 p. (Cadernos MARE da reforma do estado; v. 2).

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

______. Uma reforma gerencial da administração pública no Brasil. In: Anais do Congresso da Associação Internacional de Ciência Política - IPSA. Seul, agosto de 1997.

HABERMAS, Jurgen. A constelação pósnacional – Ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Tradução de Leonel Vallandro. 2. ed. São Paulo: Globo, 1997.

HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes. Campinas, n. 55, p. 30-41, nov 2001.

PACHECO, Regina Silva. Reformando a administração pública no Brasil: eficiência e accountability democrática. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 223-237.

SMITH, Adam. A riqueza das nações – investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do Estado. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

TOLEDO, Enrique de la Garza. Neoliberalismo e Estado. In: LAURELL, Asa Cristina (Org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. Tradução de Rodrigo León Contrera. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 71-89.