A (IN)COMPATIBILIDADE ENTRE O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SEGREDO DE ESTADO: BREVES CONSIDERAÇÕES TOMADAS A PARTIR DO TEORIA E IDEOLOGIA DA SEGURANÇA NACIONAL PÓS-1964

Luiz Felipe Nunes

Resumo


O trabalho tem por tema o segredo de estado e a função sócio-democrática da informação. Por esta razão, questionou-se se há legalidade de atos sigilosos na nova ordem constitucional. Assim, nosso objetivo é analisar a compatibilidade entre o Estado Democrático de Direito e o segredo de estado, a partir da Teoria e Ideologia da Segurança Nacional. Para tanto, utilizou-se do método de pesquisa dedutivo e de pesquisa bibliográfica. Conclui-se o trabalho observando para o apelo cada vez maior transparência dos atos da Administração Pública, bem como da compatibilidade entre o segredo de Estado e o Estado Democrático de Direito.


Palavras-chave


Segredo de Estado; Estado Democrático de Direito; Acesso à informação; Publicização; Transparência;

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado de oposição no Brasil (1964-1984). Rio de Janeiro: Vozes, 1984.

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Projeto Brasil nunca mais. Tomo I: O regime militar. São Paulo: Arquidiocese de São Paulo, 1985.

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito da internet e da sociedade de informação: estudos. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

BARROSO, Luís Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do novo direito constitucional brasileiro (pós-modernidade, teoria crítica e pós-positivismo). In: BARROSO, Luís Roberto (org). A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BARROSO, Luís Roberto. Judicialização, ativismo e legitimidade democrática. In: Revista Eletrônica de Direito do Estado, n. 18, abr./jun. 2009, p. 03. Disponível em: http://www.direitodoestado.com/revista/REDE-18-ABRIL-2009-LUIS%20BARROSO.pdf. Acesso em: 07 set. 2020.

BOBBIO, Norberto. As ideologias e o poder em crise. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes de. História Constitucional do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

BRASIL. Brasil transparente: prevenção contra a corrupção. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2020.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Acesso à Informação Pública: uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2020.

CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. Direito de informação e liberdade de expressão. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

CEPIK, Marco A. Espionagem e Democracia: agilidade e transparência como dilemas na institucionalização de serviços de inteligência. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2001.

CITTADINO, Gisele. Judicialização da política, constitucionalismo democrático e separação de poderes. In: VIANNA, Luiz Werneck (org). A democracia e os três poderes no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPER/FAPERJ, 2002.

CONTREIRAS, Hélio. Militares: confissões: histórias secretas do Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

CRUZ, Paulo Márcio. Política, poder, ideologia e estado contemporâneo. Florianópolis, 2001.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. Sociedade civil e democracia: um debate necessário. São Paulo: Cortez, 2007.

FERRARI, Vincenzo. Democracia e informação no final do século XX. In: GERMAN, Christiano [et. al.]. Informação e democracia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2000.

FRANCIS, Paulo. O Brasil no mundo: uma análise política do autoritarismo desde as suas origens. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1986.s

GODOY, Cláudio Luiz Bueno de. A Liberdade de Imprensa e os Direitos da Personalidade. São Paulo: Atlas, 2001.

GONÇALVES, Maria Eduarda. Direito da informação: novos direitos e formas de regulação na sociedade de informação. Coimbra: Livraria Almedina, 2003.

HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: Editora Ática, 2001.

JORGE, Fernando. Cale a boca jornalista!: o ódio e a fúria dos mandões contra a imprensa brasileira. São Paulo: Vozes, 1992.

LEAL, Mônia Clarissa Hennig. Jurisdição Constitucional Aberta: reflexões sobre a legitimidade e os limites da jurisdição na ordem democrática. Uma abordagem a partir das teorias constitucionais alemã e norte-americana. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2007.

LEAL, Rogério Gesta. Verdade, memória e justiça no Brasil: responsabilidades compartidas: morte, tortura, sequestro e desaparecimento de pessoas no regime militar brasileiro: de quem é a responsabilidade?. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOBATO, Anderson Cavalcante. O reconhecimento e as garantias constitucionais dos Direitos Fundamentais. In: Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política. São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 6, n° 22, jan./mar., 1998.

LUCHESI, Eduardo. Sociedade de informação no seio administrativista: um enlace acerca da nova fiscalização digital e o acesso á informação. In: ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva (org). Direitos fundamentais na sociedade de informação. Florianópolis, UFSC/GEDAI, 2012.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral, comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, Cristiane Catarina Ferreira. Liberdade de Comunicação: perspectiva constitucional. Porto Alegre: Nova Prova, 2000.

PEREIRA, Anthony W. Ditadura e repressão: o autoritarismo e o estado de direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.

PROENÇA JR., Domício; DINIZ, Eugênio. Política de defesa no Brasil: uma análise crítica. Brasília: UnB, 1998.

PROENÇA JR., Domício; RAZA, Salvador. Guia de estudos de estratégia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

RODRIGUES, Marly. O Brasil da abertura: de 1974 à Constituinte. São Paulo: Atual, 1990.

SADER, Emir Simão. A transição no Brasil: da ditadura à democracia?. São Paulo: Atual, 1990.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

SARMENTO, Daniel. Direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros Editores, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2020.v6i2.6974

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.