PERSPECTIVA DO PARTICIPANTE, CONCEITO INTERPRETATIVO E DIMENSÕES DA INTERPRETAÇÃO: TRÊS ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA INTEGRIDADE NA OBRA O IMPÉRIO DO DIREITO

Francisco Tarcisio Rocha Gomes Junior

Resumo


A obra de Ronald Dworkin é extensa e passou por quase 50 anos. Dessa forma, para entender seu significado e sua relevância é necessário debater de forma responsável seus principais conceitos para que enganos de interpretação sejam evitados. Nesse contexto, o objetivo principal deste artigo é explicar claramente os conceitos de perspectiva do participante, conceito interpretativo e dimensões da interpretação. Por meio de pesquisa bibliográfica, a conclusão é que propor uma teoria da perspectiva do participante é uma ideia de Herbert Hart que Dworkin radicalizou em suas consequências. Nela, é defendida da tese de que não é possível realizar uma teoria jurídica sem se comprometer com a prática institucional estudada. Conceito interpretativo, em seguida, explica que o significado de conceitos jurídicos é resultado de um debater em torno de seu significado a partir da melhor luz. Isso se opõe ao conceito de direito como simples fato, em que as respostas disponíveis estão no passado institucional. Por fim, a interpretação possui duas dimensões, uma relacionada a seus fundamentos e outra a sua força. Dessa forma, é possível dizer que ambas estão entrelaçadas e que há uma conexão direta entre direito e política. Dworkin se mantém fiel a esses conceitos durante toda a sua obra.   


Palavras-chave


Perspectiva do participante; Conceito interpretativo; Dimensões da interpretação; Ronald Dworkin; Interpretativismo.

Texto completo:

PDF

Referências


CALSAMIGLIA, Albert. El derecho como integridad: Dworkin. In: Doxa. Barcelona, 1990.

DILTHEY, Wilhelm. Introduccion a las ciências del espiritu. En la que se trata de fundamentar el estudio de la sociedad y de la historia. Traducción de Eugenio Imaz. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 1949.

DWORKIN, Ronald. Justiça para Ouriços. Tradução: Pedro Elói Duarte. Coimbra: Almedina, 2012.

______. Justice for Hedgehogs. Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2011.

______. A justiça de toga. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. O império do direito. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DWORKIN, Ronald. Justice in Robes. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

______. Replies to Critics. In: Ronald Dworkin & Justine Burley (eds.) Dworkin and His Critics: With Replies by Dworkin. Oxford: Blackwell Pub, 2004.

______. Law’s empire. Massachusetts: Harvard University Press, 1986.

______. Taking Rights Seriously. Massashusetts: arvard University Press, 1978.

GOMES JUNIOR, Francisco Tarcísio Rocha. O constitucionalismo como árvore viva de Wil Waluchow: entre emergência e autoritarismo. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Fortaleza, 2022a.

______. A Resposta de Wil Waluchow ao Desafio Metodológico Interpretativista. Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará, [S. l.], v. 14, n. 01, 2022b. DOI: 10.54275/raesmpce.v14i01.204. Disponível em: https://revistaacademica.mpce.mp.br/revista/article/view/204. Acesso em: 25 ago. 2023.

GARDNER, John. Law as a Leap of Faith. Oxford: Oxford University Press, 2012.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

KYRITSIS, Dimitrios. Shared Authority – Courts and Legislatures in Legal Theory. Oxford: Hart Publishing, 2015.

MACEDO JR, Ronaldo Porto. Do xadrez à cortesia: Dworkin e a teoria do Direito contemporânea. São Paulo: Saraiva, 2015.

NAGEL, THOMAS. Introdução. In: NAGEL, THOMAS. Visão a partir de lugar nenhum. Tradução de Silvana Vieira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PERRY, Stephen. Interpretação e metodologia na teoria jurídica. In: MARMOR, Andrei. (Org) Tradução Luís Carlos Borges. Direito e interpretação: ensaios em filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

STAVROPOULOS, Nicos, "Legal Interpretivism", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2014 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = . Acesso em: 09.set.2023.

WALUCHOW , Wilfrid. A common law theory of judicial review: The living tree. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2023.v9i2.9917

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-012X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.