O Apelo à Subjetividade e a Crítica da Ciência Jurídica em Luis Alberto Warat

Paulo Sergio Weyl Albuquerque Costa, Nathalia Karollin Cunha Peixoto De Souza

Resumo


O presente trabalho objetiva fazer uma análise sobre algumas das principais temáticas elaboradas pelo pensador argentino Luis Alberto Warat, quais sejam: o antropofagismo waratiano, o reencontro com a subjetividade perdida e a carnavalização. Para isso, analisou- se uma das obras mais caras do pensamento waratiano: A ciência jurídica e seus dois maridos. Buscou-se através da análise empreendida, elaborar uma crítica sobre paradigmas tradicionais de ciência, incluindo aqui, a própria Ciência do Direito. Sobreleva-se o caráter de indisciplina das atividades artístico-literárias para insinuar as falhas históricas das disciplinas bem instituídas, do pensamento e da cultura dominantes. Visa-se, portanto, maior interação entre aquilo que se entende como ciência e a subjetividade humana como um todo.


Palavras-chave


Ciência jurídica; Warat; Subjetividade; Arte; Literatura

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 22° Edição, São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. Trad.: Laura F. A. Sampaio. 24° Edição, São Paulo: Edições Loyola, 2014.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

OST, François. Contar a lei: as fontes do imaginário jurídico. Trad. Paulo Neves. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.

ROCHA, Leonel Severo. A aula mágica de Luis Alberto Warat: genealogia de uma pedagogia da sedução para o ensino do Direito. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_aula_magica_de_luis_alberto_warat_por_l eonel_severo_rocha-definitivo-12-2012.pdf. Acesso em: 10/4/2015.

SANTOS JR; BRITO. O MODERNO CANIBAL: OSWALD /TARSILA E A METÁFORA ANTROPOFÁGICA NA LITERATURA NACIONAL. Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/volumes_anteriores/volume1numero7/ARTIGO S/volume1numero7artigo5.pdf. Acesso em: 10/4/2015.

WARAT, Luis Alberto. A ciência Jurídica e seus dois maridos. 2° Edição, Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

WARAT, Luis Alberto; ENTELMAN, Ricardo. Derecho al Derecho. In: Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. MEZZAROBA, Orides (Org.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, p. 27-60.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2015.v1i1.815

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-012X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.