A CONSTRUÇÃO DA RESPONSABILIDADE PENAL INDIVIDUAL NO ÂMBITO INTERNACIONAL

Catharina Orbage de Britto Taquary Berino, Eneida Orbage de Britto Taquary

Resumo


Analisa o percurso dos tratados internacionais que estabeleceram a responsabilidade penal individual no âmbito internacional, desde os tribunais Ad Hoc até a construção de uma corte permanente de justiça penal internacional, o Tribunal Penal Internacional. Tem por objetivo conhecer o conceito de responsabilidade penal individual internacional. A problemática se refere à necessidade de se responsabilizar penalmente o indivíduo no sistema internacional pela pratica de crimes contra o Direito Internacional Humanitário. A hipótese se refere a necessidade de responsabilização do indivíduo no âmbito internacional, por violações de direitos humanitários. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica.


Palavras-chave


Responsabilidade Penal Internacional. Crimes Contra o Direito Internacional Humanitário. Tribunais Ad Hoc. Tribunal Penal Internacional. Direito Internacional.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. Disponível em

CACHAPUZ DE MEDEIROS, Antônio Paulo. O Tribunal Penal Internacional e a Constituição Brasileira. O que é o Tribunal Penal Internacional. 2000.

CASTAÑO, Deissy Motta. A trajetória do Direito Penal Internacional desde o Tratado de Versalhes e Nuremberg até Roma. Meritum, v. 5, n. 2, p. 187-213, 2010.

GENEBRA. COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA. Histórico da Cruz Vermelha. Disponível em htpp: https://www.icrc.org/pt Acesso em 25 de abril DE 2022.

NOVAES, Túlio Chaves. As leis de Nuremberg: análise jurídica e histórica sobre o processo de construção dos direitos humanos. Ministério Público. 2019.

MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Público. Rio de Janeiro: Renovar. 2000.

PIOVESAN, Flávia. IKAWA.Daniela Ribeiro. O Tribunal Penal Internacional e o Direito Brasileiro. In FERRAZ, D. HAUSER, D. A Nova Ordem Mundial e os Conflitos Armados. Belo Horizonte: Mandamentos. 2003.

PICTET Jean. Dessarrollo Y principios del Derecho Internacional Humanitario. Instituto Henry Dunant. Ginebra: 1986.tratado preparado pelo Comitê Internacional Da Cruz Vermelha.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA RUANDA. Disponível em: . Acesso em: 6 marços 2022.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DA EX-IUGOSLÁVIA. Casos jurisprudenciais. Disponível em: . Acesso em: 06 de março 2022.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DA EX-IUGOSLÁVIA. Estrutura do Tribunal. Disponível em: . Acesso em: 6 março 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2022.v8i1.8775

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.