O RETORNO DA UNASUL COMO PROJETO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA DO SUL E A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS

William Paiva Marques Júnior

Resumo


Investiga-se de que modo pode-se superar a ideologia política na efetiva integração regional sul-americana, em especial por meio do retorno brasileiro à UNASUL ocorrido em abril de 2023, em decisão diplomática que reverteu uma pauta do governo anterior, o qual, em 2019, retirou o Brasil, oficialmente, do Bloco. Objetiva-se analisar em que medida os países sul-americanos sofrem com a ausência de comprometimento de suas instituições com um projeto uníssono, elemento que perpetua os fatores históricos de desagregação no plano regional, resultando na pulverização e na ineficácia de mecanismos necessários ao bom funcionamento do plano diplomático. Conclui-se que a efetividade de projetos integracionistas regionais deposita suas esperanças na ampliação da democracia, do diálogo constitucional e da inclusão cidadã, pautando-se por políticas de Estado e não de governos, conforme tem-se verificado. Utiliza-se, como metodologia, de pesquisa do tipo bibliográfica por meio da análise de livros, artigos jurídicos, documentos nacionais e internacionais, da legislação e da jurisprudência.  A pesquisa é pura e de natureza qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória.


Palavras-chave


UNASUL; INTEGRAÇÃO REGIONAL; AMÉRICA DO SUL; SUPERAÇÃO; DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Celso. Los desafios del escenario estratégico del siglo XXI para América del Sur. Conferência do Ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim, no Ministério da Defesa da Argentina em 13 de Setembro de 2013. Dados disponíveis em:˂http://www.defesa.gov.br/arquivos/2013/mes09/conferencia_buenosaires.pdf˃. Acesso em: 24 de abril de 2023.

BEIRÃO, André Panno. Há respaldo jurídico e vontade internacional para a integração de defesa na América do Sul? In: MENEZES, Wagner (coordenador). Estudos de Direito Internacional: anais do 8º- Congresso Brasileiro de Direito Internacional. Curitiba: Juruá, 2010.

BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda. Razões e significados de uma distinção política. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. 3ª- edição. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

CABRAL, Alex Ian Psarski; CABRAL, Cristiane Helena de Paula Lima. O MERCOSUL e a crise: a integração da América do Sul e o aparente paradoxo europeu. Revista da Secretaria do Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL. Assunção, Paraguai. Ano 02, No.: 03, 2014.

CANAL-FORGUES, Éric. RAMBAUD, Patrick. Droit international public. 2e- édition. Paris: Champs Université, 2011.

FERRAJOLI, Luigi. Manifesto per l’uguaglianza. Seconda edizione. Roma: Editori Laterza, 2019.

FRENKEL, Alejandro. Prosur: el último frankenstein de la integración sudamericana. Nueva Sociedad. Buenos Aires, jun, 2019.

GUERRA, Sidney. Curso de Direito Internacional Público. 12ª- edição. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

GUERRA, Sidney. Organizações Internacionais. 1ª- edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. O mundo multipolar e a integração sul-americana. Revista Temas & Matizes. No.: 14. Cascavel/PR: UNIOESTE, 2008.

HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. Tradução: Odorico Leal. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARQUES JÚNIOR, William Paiva. Mudanças no multilateralismo regional sul-americano: perspectivas da substituição da UNASUL pelo PROSUL. Revista Brasileira de Direito Internacional, v. 06, p. 122-144, 2020.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Gabo e a solidão da América Latina. Disponível em: < http://operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/gabo-e-a-solidao-da-america-latina/22042014/>. Acesso em: 23.04.2023.

MESQUITA, Paulo Estivallet de. Novos sinais para a política externa brasileira na América Latina. V Conferência sobre Relações Exteriores: o Brasil e as tendências do cenário internacional. Sérgio Eduardo Moreira Lima e Augusto W. M. Teixeira Júnior (organizadores). – Brasília: FUNAG, 2018.

MOREIRA, Luiz Felipe Viel; QUINTEROS, Marcela Cristina; SILVA, André Luiz Reis da. As relações internacionais da América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

O’DONNELL, Guillermo. On the State, Democratization and Some Conceptual Problems: A Latin American View with Glances at Some Postcommunist Countries. World Development, Vol. 21, No. 8. Printed in Great Britain, pp. 1355-1369,1993.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça Internacional: um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu, interamericano e africano. 9ª- edição. São Paulo: Saraiva, 2019.

RESTA, Eligio. Il Diritto Fraterno. Tredicesima edizione. Roma: Editori Laterza, 2020.

RICUPERO, Rubens. A diplomacia na construção do Brasil: 1750-2016. 1ª- edição. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2017.

ROBLES, Gregorio. Los derechos fundamentales y la ética em la sociedad actual. Reimpresión Revisada. Madrid: Editorial Civitas, S.A., 1997.

RODOTÀ, Stefano. Solidarietà. Un’utopia necessaria.

Seconda edizione. Roma: Editori Laterza, 2016.

SALOMON, Mónica; PINHEIRO, Letícia. Análise de Política Externa e Política Externa Brasileira: trajetória, desafios e possibilidades de um campo de estudos. Revista brasileira de política internacional, Brasília, v. 56, n. 1, p. 40-59, 2013.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SIMÕES, Antonio José Ferreira. Integração: sonho e realidade na América do Sul. Brasília: FUNAG, 2011.

SIMÕES, Renata Moraes. A modificação da postura brasileira na UNASUL: da criação à formalização da saída do bloco (2008-2019). Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, UERJ: Rio de Janeiro, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2023.v9i2.10003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.