Direito Humano à Educação: A Inclusão das Temáticas de Gênero e de Sexualidades nos Planos de Educação

Renato Duro Dias, Luciana Alves Dombkowitsch

Resumo


Esta pesquisa analisa a evolução das proposições que deram origem à Lei 13.005/2014, correspondente ao Plano Nacional de Educação, e em qual conjuntura política se deu a construção da possibilidade de que o mesmo fosse aprovado sem a diretriz que previa a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, tentando problematizar a cruzada ideológica que se mobilizou contra a inclusão do que chamaram de ideologia de gênero, como uma verdadeira afronta aos direitos constitucionais fundamentais, que colocam a educação no patamar de direitos humanos e como a não inclusão das discussões de gênero e de sexualidades impossibilitam sejam efetivados os princípios constitucionais garantidores da igualdade, do respeito à diversidade e da construção de uma educação pautada na solidariedade e na justiça social. Assim, dentro desta diversidade de enfoques, problematizase referenciais teóricos e metodológicos com ênfase nos estudos culturais. O estudo ora proposto se trata de um recorte de uma investigação mais ampla que objetiva mapear e discutir os campos das políticas públicas educacionais, de gênero e de sexualidades, como forma de viabilizar a efetivação da educação como direito social fundamental. Estas pesquisas de abordagem preponderantemente qualitativa terão como cerne a análise dos temas, referenciais teórico-metodológicos e filiação acadêmica de seus autores, sinalizando caminhos para futuros estudos que possibilitem uma maior interlocução entre a produção da pós-graduação e a qualidade social do ensino do direito no Brasil.

Palavras-chave


educação; Gênero; Sexualidades; Políticas públicas; Direitos humanos

Texto completo:

PDF

Referências


BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br. Acesso em julho de 2015.

______. Lei 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br. Acesso em junho de 2015.

______. Ministério da Educação e Cultura. Conferência Nacional de Educação. Documento Final. Disponível em: http://conae.mec.gov.br. Acesso em julho de 2015.

______. Projeto de lei da Câmara. PLC 103/2012. Disponível em:

http://www.senado.gov.br. Acesso em junho de 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

CNBB. Conferência Nacional dos Bispos. Notas e Declarações. Nota n.º 325/2015. Disponível em: http://www.cnbb.org.br. Acesso em julho de 2015.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 23ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

______, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______, Michel. Microfísica do Poder. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

______, Michel. Vigiar e Punir. 42ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da Justiça na era Póssocialista. (Org.:) SOUZA, Jessé. In: Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

GOMES, Maria Tereza Uille. Direito Humano à Educação e Políticas Públicas. Curitiba: Juruá, 2009.

GONÇALVES, Leonardo A. Direitos sociais. Cidadania, política e justiça. Rio de Janeiro: Sinergia, 2013.

KROHLING, Aloísio. Direitos Humanos Fundamentais: diálogo intercultural e democracia. São Paulo: Paulus, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. A Construção Escolar das diferenças. In: Gênero, sexualidade e educação. Uma Perspectiva pós-estruturalista. 16ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

______, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs). Corpo, Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. 9ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

______, Guacira Lopes (organizadora). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade.

LOURO, Guacira Lopes; WEEKS, Jeffrey; BRITZMAN, Deborah; HOOKS, Bell; PARKER, Richard; BUTLER, JuditH. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LUCAS, Doglas Cesar. Direitos Humanos e Interculturalidade: um diálogo entre a igualdade e a diferenças. 2ª ed., Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013.

NARDI, Henrique Caetano; SILVEIRA, Raquel da Silva e MACHADO, Paula Sandrini. (Orgs.). Diversidade Sexual, Relações de Gênero e Políticas Públicas. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós- Modernidade. 14ª ed., São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reinventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos (volume 3). Reconhecer para Libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

______, Boaventura de Sousa; CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 9ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, vol. 20, n. 2. Porto Alegre: jul-dez.1995, pp. 71-99.

SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero? In: SILVA. Fabiane Ferreira; MELLO. Elena Maria Billig (Orgs.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação [recurso eletrônico]. Uruguaiana: UNIPAMPA, 2011.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______, Tomáz Tadeu da. O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

WARAT, Luis Alberto Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Coordenadores Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2015.v1i1.15

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.