Transdisciplinaridade no Ensino Jurídico como Construção de Conhecimentos Necessários para uma (Con)Vivência Solidária, Ética e Responsável

Elisaide Trevisam

Resumo


O presente estudo objetiva promover uma reflexão sobre a reforma do ensino jurídico, transcendendo um currículo solidificado nas disciplinas dogmáticas e apresentando uma educação pautada na transdisciplinaridade como resposta para o futuro jurista se inserir na sociedade complexa da atualidade. O momento é de transformação no ensino jurídico, voltado para uma educação entrelaçada com as relações humanas e que traga, de modo transdisciplinar, uma formação capaz de estimular, tanto no sujeito social como profissional, a prática de um conhecimento fundado numa (con)vivência solidária, ética e responsável em relação ao outro e em relação à sociedade como um todo.

Palavras-chave


Ensino jurídico; Sociedade complexa; Transdisciplinaridade; Convivência solidária; Ética e responsabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU JUNIOR, Laerthe de M. Cultura, educação e formação humana: a composição de um plano de interações complexas. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers. 2006.

AUDY, Jorge Luis N.; MOROSINI, Marília Costa. (Orgs.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: .

______. Resolução CNE/CES N° 9, de 29 de setembro de 2004. Disponível em: .

______. Parecer CNE/CES n. 0055/2004 do Ministério da Educação. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2004/ces0055_2004.pdf>.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A prática transdisciplinar na universidade. https://drive.google.com/file/d/0B4JIJny_-_7pN2YxNGUyMzMtMDE2Yi00MDhiLTlhZDktMzQwNGNjMGYwZGZk/view?pli=1>.

______. Transdisciplinaridade e a proposta de uma nova universidade. Disponível em: .

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

LEISTER, Margareth Anne; TREVISAM, Elisaide. A necessidade da transversalidade no ensino jurídico para uma efetiva contribuição do jurista no desenvolvimento da sociedade: um olhar segundo reflexões de Edgar Morin. In: GHIRARDI José Garcez; FEFERBAUM Marina (Orgs.). Ensino do direito em debate: reflexões a partir do 1° Seminário Ensino Jurídico e Formação Docente. São Paulo : Direito GV, 2013.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio dE Janeiro: Bertand Brasil. 2010.

______. Complexidade e transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Trad. Edgard de Assis Carvalho. Natal: EDUFRN. 2000.

______. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco M.; SILVA, Juremir M. da. Organizadores. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina. 2003.

______. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, Jorge Luis N.; MOROSINI, Marília Costa. (Orgs.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2007.

______. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da C.; CARVALHO, Edgard de A. (Orgs.). São Paulo: Cortez. 2009.

______; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Velenzuela. São Paulo: Cortez. 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. Lisboa: Instituto Piaget. 2001.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Brasília: UNESCO, 2010.

NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade. Lisboa: Hugin, 2000.

______. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: Educação e transdisciplinaridade. CETRANS, Centro de Educação Transdisciplinar, 1999. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127511por.pdf>

______. A Evolução Transdisciplinar: a Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável. In: Conferência no Congresso International "A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade", International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: http://ciret-transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php>.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista brasileira de educação, Abr. 2008, vol. 13, n. 37, p. 71-83.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento. 1987.

TELLES JUNIOR, Gofredo. O direito quântico: ensaio sobre o fundamento da ordem jurídica. São Paulo: Max Limonad. 1974.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i2.1259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.