Transexualidade e Teoria do Reconhecimento: de Um Modelo Patologizante a Uma Nova Maneira de Pensar Através da Contribuição Teórica de Nancy Fraser

Jessica Cristianetti

Resumo


As minorias transexuais ainda passam por diversos percalços para terem efetivados seus direitos, serem reconhecidos em igualdade com os demais cidadãos, e para deixarem de ser vistos como doentes. Para tanto, objetiva-se neste estudo entender como é possível pensar em um modelo despatologizante de tratar a transexualidade, para isto, utiliza-se da teoria do Reconhecimento de Axel Honneth e Nancy Fraser, com a finalidade de compreender qual melhor se adéqua a questão da inclusão de minorias não hegemônicas no processo deliberativo majoritário, a fim de corrigir os desvios do procedimento democrático e com a pretensão de concretizar a paridade de participação e desconstruir a ideia de patologia envolvendo o transexualismo.


Palavras-chave


Stigmatization; Minorities; Recognition; Transsexuality

Texto completo:

PDF

Referências


BUNCHAFT, Maria Eugenia. Ativismo Judicial e Grupos Estigmatizados: Filosofia

Constitucional do Reconhecimento. Curitiba: Jurúa, 2014.

FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? - A Political Philosophical Exchange. London: Verso, 2003a.

FRASER, Nancy. Distorted Beyound all Recognition: A Rejoinder to Axel Honneth. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition?-A Political Philosophical Exchange. London: Verso, 2003.

FRASER, Nancy. Justice Social in the Age of Identity Politics. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition?-A Political Philosophical Exchange. London: Verso, 2003.

MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento. São Paulo: Annablume, 2006. PL 5.002/2013. Disponível em: http://jeanwyllys.com.br/wp/projetos-de-lei. Acessado em 06

de Agosto de 2015.

SUIAMA, Sergio Gardenghi. Em busca de um modelo autodeterminativo para o Direito de transgêneros. IN: RIOS, Roger Raupp; GOLIN, Célio; LEIVAS, Paulo Gilberto Logo (Orgs.). Homossexualidade e Direitos Sexuais: reflexões a partir da decisão do STF. Porto Alegre: Sulina, 2011.

VENTURA, Miriam. Transexualidade: algumas reflexões jurídicas sobre a autonomia corporal e autodeterminação da identidade sexual. IN: RIOS, Roger Raupp (Org.). Em defesa dos direitos sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2015.v1i1.602

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.